Secretaria intensifica combate à dengue e ao calazar

Combate ao calazar (Foto: SMS)

Esta semana, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) reforça as ações de combate e prevenção à dengue e ao calazar. De 8 a 9 de agosto, quarta e quinta-feira, a Força-tarefa de Combate à Dengue atua no bairro Farolândia. Na sexta e sábado, dias 10 e 11, as equipes de agentes de endemias vão ao bairro Suíssa, também situado na Zona Sul da capital sergipana, para prevenir e eliminar focos do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos dias 8 e 9, os moradores do bairro Pereira Lobo ainda recebem visitas domiciliares de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As equipes iniciam coleta de sangue canino para o Inquérito Sorológico, que visa diagnosticar animais contaminados com calazar.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, reforça o papel da população para o êxito das ações preventivas. “Dengue e leishmaniose visceral (calazar) são doenças cujos vetores de transmissão são mosquitos, e é combatendo esses vetores que temos uma prevenção eficaz. Por isso, contamos com a colaboração da população que é a nossa maior parceira nessa luta, contribuindo com o trabalho dos agentes e mantendo a atenção na prevenção diariamente”, diz.

Mutirões do combate a dengue

Na Farolândia, vinte agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e 10 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) farão a limpeza dos terrenos baldios e o controle de criadouros em cerca de 650 residências. Já no bairro Suíssa, 20 agentes de endemias e 12 agentes de limpeza atuarão em aproximadamente 500 moradias na sexta-feira. E no sábado, cerca de 65 agentes da PMA ao todo atuarão em aproximadamente 1.500 residências.

No bairro Suíssa, no sábado, cerca de 50 crianças e adolescentes do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia colaboram com o mutirão de combate a dengue. Segundo o coordenador regional de Desbravadores, Gil Marcos Carvalho, os clubes darão suporte aos agentes e farão um trabalho educativo. “Com a atividade todos saem ganhando. A comunidade fica protegida contra dengue e os próprios meninos do clube dão o bom exemplo aprendendo e conscientizando quanto à prevenção da dengue”, diz.

Inquérito sorológico

Nesta quinta ocorre também, no bairro Pereira Lobo, Zona Sul de Aracaju, coleta de sangue canino. Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levarão as amostras para compor o Inquérito Sorológico, para identificar possíveis casos de Leishmaniose Visceral, doença conhecida como Calazar, entre os cães. Parte do trabalho será de panfletagem e educação com a população.

Segundo o supervisor do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral, Wilson dos Santos, esse trabalho de diagnóstico e educação da população é anual e feito em áreas consideradas de risco para a doença. Serão 10 agentes trabalhando durante toda a quinta para visitar cerca de 700 residências e coletar o sangue de aproximadamente 180 cães. Eles também farão uma observação para identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor do Calazar.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais