Itabaianinha poderá ganhar oficina e academia para anões

Projeto será desenvolvido pelas secretarias nacional e estadual de Direitos Humanos (Foto: Divulgação)

Sergipe é o estado brasileiro com maior concentração de anões em todo o país. Apesar de serem vistos por muitos de forma preconceituosa pela baixa estatura, , as pessoas que têm nanismo são consideradas deficientes e merecem muita atenção, visto que podem desenvolver sérios problemas de saúde. Itabaianinha, a 120 km da capital sergipana, é conhecida como a cidade dos anões, por causa da grande quantidade existente, 1 para cada 300 habitantes.

O Governo do Estado por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Cidadania (SEDHUC), dará um passo pioneiro em prol destas pessoas. No próximo dia 17, o coordenador geral de Acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sérgio Nascimento, virá ao Estado para uma reunião com o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, com representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal Tecnológico de Sergipe (IFS) para viabilizarem o projeto-piloto voltado para anões, resultado de uma ação conjunta com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SEDH).

O projeto-piloto contempla o Estado com uma academia de ginástica e uma oficina de móveis adaptados. De acordo com o secretário da SEDHUC, Luiz Eduardo Oliva, a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República irá liberar os recursos necessários, para que a concretização deste Projeto.  “Fui à Brasília no início deste mês, para discutir uma ação conjunta no desenvolvimento uma tecnologia apropriada para estas pessoas. Especialistas explicam que o anão tem a caixa torácica pequena, mas seus órgãos se desenvolvem normalmente. Por isso, é preciso atenção com a saúde física. A tecnologia para a academia será desenvolvida por estas instituições parceiras”, explica Oliva.

“É muito importante esta ação em razão de as pessoas com nanismo estarem inseridas dentro da política de pessoas com deficiência, que é extremamente inclusiva e por isso daremos uma contribuição não só para o nosso Estado, mas será um modelo para o país”, complementa o secretário.

Para a Pró- Reitora de extensão e pesquisa o IFS, professora Ruth, esse projeto é de suma importância. “Ele tem a substancial missão  de inclusão. O IFS já vem sendo parceiro  da SEDHUC e juntos estamos ampliando o leque de ações para que o estado de Sergipe possa ser referência nacional. Assim, fortaleceremos o Estado, instituto e universidades”, observa Ruth.

Fonte: Sedhuc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais