(Foto: Arquivo Infonet) |
Após seis meses do Ministério Público Estadual (MPE) ter entrado com Ação Civil Pública para garantir o abastecimento de materiais cirúrgicos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o problema ainda não foi totalmente solucionado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
Procurada pela equipe do Portal Infonet a assessoria de comunicação da FHS informou por meio de nota que alguns fornecedores já mantiveram contato com a Fundação informando da dificuldade de atender à demanda de alguns produtos como gaze, luvas de procedimento e máscaras por conta da greve dos servidores federais da ANVISA.
Na ação impetrada pelo MPE em fevereiros deste ano, foi solicitado o completo abastecimento na unidade de saúde de todos os materiais necessários como luvas, algodão, ataduras, frauda adulto, roupas privativas, medicamentos e anestésicos, itens indispensáveis para o funcionamento do Centro Cirúrgico e do Hospital.
O promotor de justiça do MPE, Fábio Viegas, disse ao Portal Infonet que apesar do esforço do MPE em cobrar, ainda há o desabastecimento. “Havia sim a falta de insumo, mas já melhorou bastante. Então o que a gente quer trabalhar aqui é a questão do planejamento e que os gestores se planejem. Nós tentamos resolver administrativamente, não foi possível, algumas coisas melhoraram antes mesmo da ação e outras hoje já modificaram e muito, mas tivemos que entrar com uma ação”, conta o promotor.
No mês de maio deste ano, a Infonet noticiou que a falta de insumos estava gerando transtorno até mesmo na Central de Material e Esterilização (CME) do Huse.
Por parte da Fundação ainda foi dito que vem adotando medidas para garantir o abastecimento de insumos e medicamentos na rede hospitalar e minimizar, as possíveis faltas, substituindo alguns por produtos similares existentes, a exemplo da gaze: como falta a estéril, estamos esterilizando a não-estéril; luvas de procedimento, na falta de alguns tamanhos, estão sendo enviadas luvas estéreis.
A FHS esclarece ainda que envia medicamentos e insumos mediante cálculo da própria unidade hospitalar. Ou seja, a unidade envia a demanda semanal e a Logística atende ao pedido, ficando ainda à disposição para o atendimento de demandas emergenciais, principalmente nos fins de semana.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B