Roda de conversa sobre notificação de violências

(Foto: Ascom SMS)

Notificar e prevenir violências e acidentes é uma das missões da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Nesta terça-feira, 21, uma roda de conversa com técnicos do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) envolveu profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral. As equipes do Programa Saúde da Família (PSF) foram sensibilizadas para o monitoramento e registro de casos suspeitos e/ou confirmados de violências contra diversos públicos como crianças, jovens, adultos, mulheres e idosos.

“Com a ação, a PMA, por meio da SMS e dos profissionais da Saúde soma forças pelo fim das violências”, informa a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

De janeiro a julho de 2012, o Nupeva notificou e alertou as autoridades como Ministério da Saúde, conselhos tutelares da região e Ministério Público (MP/SE) a respeito de 200 casos de agressões. Os registros vão desde suspeitas de maus tratos, violência sexual até situações confirmadas de negligência e abandono, abuso físico, psicológico e outros.

Durante roda de conversa no bairro Coqueiral, a referência técnica do Nupeva/SMS, Karla Viviane Andrade, destacou que as notificações nos serviços de Saúde são fundamentais para romper o silêncio e o ciclo da violência. “A cada dia a importância da estratégia da notificação está ainda mais reconhecida. Os dados levantados nos serviços ajudam no monitoramento da violência, na denúncia e até mesmo na elaboração de ações e políticas públicas de prevenção mais eficientes”, afirma.

Técnicos ainda destacaram que a ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é usada para investigação individual de violência domestica, sexual e/ou outras violências.

“O documento visa garantir o sigilo da identidade do profissional que notifica. Assim, ao notificar o profissional da Saúde não terá a identidade revelada. Com a ficha devidamente preenchida, o Nupeva pode reunir o maior numero de informações como perfil do agressor, nível de escolaridade, raça, local da violência, encaminhamentos à vítima”, explicou a referência técnica Karla Viviane.

Continuidade

A próxima roda de conversa sobre notificação da violência acontecerá nesta quarta-feira, 22, às 14h, na USF Niceu Dantas, localizada no Mosqueiro, Rodovia dos Náufragos. Na tarde do dia 28 de agosto, os técnicos do Nupeva reunirão com a Área Técnica de Vigilância, Atenção e Prevenção de Violências e Acidentes da SES, para discutir o Plano de Ação do Projeto Vida no Trânsito.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais