Maternidade de Socorro começa a funcionar neste sábado, 1º (Fotos: Ascom/SES) |
Neste sábado, 1, a maternidade do Hospital José Franco Sobrinho, em Nossa Senhora do Socorro, será disponibilizada para a população. A população poderá contar com 18 leitos, sala de parto e um centro cirúrgico. "Esse novo serviço vai viabilizar, inicialmente, cerca de 300 partos por mês e faz parte do pacote de medidas para garantir e melhorar o atendimento às gestantes", explica o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.
O novo serviço integra a rede de atendimento à gestante do Estado que disponibiliza, com a abertura do serviço em Socorro, 173 leitos para partos. Esses leitos estão distribuídos nas maternidades de Nossa Senhora da Glória, Propriá, Capela, Nossa Senhora do Socorro e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, com um total de 4.678 partos realizados este ano.
Local terá 18 leitos |
"Sobre leitos de alto risco, quando assumimos, encontramos uma situação dramática na UTI Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com superlotação, denúncias da imprensa e ações no Ministério Público. Desde que assumimos, trabalhamos para regularizar esse cenário. E tomamos medidas decisivas, a exemplo da contratação de 20 novos leitos neonatais na maternidade do Santa Isabel e a retomada e conclusão dessa obra no Hospital de Socorro, que começa a funcionar amanhã", destaca o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.
"Os equipamentos já foram testados, os recursos humanos já estão contratados e as escalas formadas. Essa abertura contribui imensamente para a redução da sobrecarga nas maternidades da rede e possibilita a melhora do tempo resposta no atendimento às gestantes no Estado", explica João dos Santos Lima Junior, diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
Depois da abertura da maternidade, a meta é trabalhar para colocar em atividade outras três salas do centro cirúrgico do hospital, que já estão prontas e em fase de contratação, treinamento e montagem de escalas.
"Novo serviço disponibilizará 300 partos por mês", diz secretário de estado da Saúde, Silvio Santos |
Controle
O conjunto de medidas adotadas pela gestão tem garantido o controle na superlotação de UTI Neonatal. Hoje, por exemplo, dos 59 leitos neonatais, 50 estão ocupados. Dos leitos vagos, cinco são de UTI Neonatal e quatro na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal.
A contratação de 20 novos leitos neonatais foi uma medida decisiva da gestão para o controle da lotação da UTIn na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. No início do mês, a Maternidade iniciou a transferência dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para a Maternidade Santa Isabel.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B