Municípios sergipanos conhecem resultados do PSE

Munícípios sergipanos trocam experiências sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) (Fotos: Ascom/SMS)

Durante o II Encontro dos Grupos de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) do Programa Saúde na Escola (PSE) do Estado de Sergipe, os municípios de Aracaju, Laranjeiras e Itabaiana apresentaram as experiências avaliadas como exitosas do PSE. O evento aconteceu na manhã desta, sexta-feira, 14, no auditório de hotel localizado no bairro Atalaia.

Pela consolidação do programa, a capital sergipana foi destaque no encontro. Em Aracaju, as equipes de Saúde da Família realizam ações de promoção em saúde e de prevenção de doenças em 85 escolas públicas na rede estadual e municipal de ensino, beneficiando aproximadamente 43 mil estudantes.

Durante a cerimônia de apresentação dos resultados do GTIM, a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, afirmou que “o PSE é uma prova de que o Sistema Único de Saúde (SUS) pode dar certo e a intersetorialidade é essencial para levar mais saúde a população”.

Legenda

O encontro promovido pelo governo estadual reuniu profissionais dos ministérios da Saúde e da Educação, gestores municipais de Secretaria de Saúde. A referencia técnica do PSE Agda Oliveira destacou o trabalho estratégico desenvolvido por equipes da saúde no cotidiano e rotinas das escolas. “A cada encontro, as equipes do PSE fazem avaliações  clínica, em nutrição, saúde bucal, oftalmologia, parasitoses. O grupo também promove rodas de conversa e atividade lúdicas de educação em saúde. Do diagnóstico dentro das escolas, os profissionais encaminham, caso necessário,  os jovens, adolescentes e crianças às unidades de saúde”, disse. 

Agda Oliveira acrescentou que o eixo temático dos hábitos saudáveis  são foco das ações nas escolas como a cultura de paz, prevenção e combate a drogas e uso de preservativo para proteção contra DSTs e Aids e garantia do sexo seguro.

A consultora técnica do Ministério da Saúde (MS) e apoiadora do PSE no Estado de Sergipe, Denise Bueno, destaca que hoje o programa tem 80% de adesão estadual. “Dos 75 municípios sergipanos, 66 já aderiram ao PSE. E Aracaju segue na frente, liderando, com um trabalho de qualidade e compromisso das equipes de saúde e da educação”, disse.

Para a consultora do Ministério da Educação (MEC) Márcia Vieira, o PSE vem conseguindo atingir metas importantes como manter a juventude longe das drogas, enfrentar as violências e sensibilizar para cuidados em saúde. “O desafio agora é aprimorar os aspectos de gestão, avaliação e monitoramento, avançando na prestação de contas e na mobilização de mais profissionais”.

Parcerias

Agda Oliveira acrescentou que o êxito do PSE em Aracaju vem do resultado da parceria entre a saúde municipal e as instituições de ensino público e privado. Nessa parceria, segundo a técnica, a Saúde conta com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), Universidades Federal de Sergipe (USF), Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade Estácio de Sergipe (FASE). Da SMS, o PSE ainda conta com o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (NUPEVA), Projeto Curta SUS, Núcleo de Nutrição, Programa Academia da Cidade, Núcleo de Projetos Inovadores (NUPRIN) e a Rede de Atenção Básica.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais