Audiência foi realizada na sede do Ministério Público de Sergipe (Fotos: Portal Infonet) |
Em audiência realizada no Ministério Público de Sergipe (MP) na manhã desta sexta-feira, 14, foi determinada a solução integral das inadequações registradas no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) para o prazo de 30 dias. A audiência reuniu representantes da Vigilância Sanitária, autora da denúncia, e do CAISM, e foi conduzida pela promotora Euza Gentil Missano.
De acordo com a promotora, a audiência foi convocada após reinspeção realizada pela Vigilância na unidade do CAISM, que detectou problemas pontuais de ordem sanitária. Segundo a responsável pela Gerência de Saúde da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa), Isabel Cristina Andrade Siqueira, houve um avanço com relação à situação detectada durante a primeira vistoria. “Reconhecemos que houve um progresso. Mesmo havendo ainda algumas irregularidades, elas não comprometem a qualidade do serviço”, diz Isabel.
A proposta definida na audiência inclui ainda o compromisso do CAISM com a regularização da entrega de laudos de mamografias em um prazo de emissão de 30 dias, e a manutenção do prazo de oito dias para a entrega de exames de ultrassonografia.
Entre as irregularidades identificadas pela Vigilância Sanitária está a ausência de manutenção preventiva dos aparelhos da unidade. Diante da inadequação apresentada, o CAISM assumiu durante a audiência o compromisso de encaminhar à Coordenadoria de Infraestrutura da Secretaria de Saúde a necessidade de uma rotina específica de manutenção. A vistoria corretiva, no entanto, já é realizada na unidade.
Promotora Euza Missano propôs prazos para solução das irregularidades |
A reinspeção detectou também a existência de um novo mamógrafo na unidade, que até então não está sendo utilizado. De acordo com o físico médico da Secretaria de Saúde de Aracaju, Daniel Menezes Dias, a utilização do mamógrafo depende de uma visita técnica. “O mamógrafo foi doado ao CAISM, e junto com ele um sistema de digitalização de imagens. Estamos esperando uma visita técnica para a calibração do equipamento, que inclusive já foi solicitada”, diz Daniel.
Ainda segundo o físico médico, o novo equipameto trará qualidade ao serviço de mamografia do CAISM. “Esse novo sistema equivale a uma mudança de tecnologia, em que as imagens podem ser armazenadas em dispositivos como pen drive. Essa tecnologia vem trazer agilidade ao serviço, e aumentará o número de exames diários”, afirma.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B