Dengue: Índice de infestação diminuiu 87,2% em Aracaju

Trabalho dos agentes de endemias tem sido fundamental para a redução dos casos (Fotos: Portal Infonet)

A infestação do mosquito causador da dengue, reduziu  em 87, 2% na capital sergipana. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 19 pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e pela secretária municipal de Saúde, Stela Maris em solenidade no Centro Administrativo José Aloísio Campos, quando da divulgação do 5º LIRAa [Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegipty], realizado no período de 3 a 6 de setembro de 2012.

O LIRAa tem por finalidade fazer um diagnóstico da infestação do mosquito em cada bairro de Aracaju, visando o planejamento das ações de campo direcionadas ao problema.  Nesse mês, o índice de infestação foi de 1,4 (médio risco ou alerta), uma queda de 48% em relação ao LIRAa de julho, e é também o menor de 2012.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, os dados mostram que a dengue em Aracaju é domiciliar e as lavanderias continuam sendo o maior problema. “78,5% dos focos estão nesses locais. Os depósitos domiciliares (vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso, etc.) continuam como segundo maior problema:17,3%. Já 1,7% dos criadouros de mosquitos foram encontrados em entulhos e resíduos sólidos”, ressalta lembrando que nenhum bairro foi classificado como alto risco.

Edvaldo Nogueira divulgou os números na manhã desta quarta-feira, 19

“Os resultados do 5º LIRAa do ano mostram que os trabalhos de prevenção da dengue realizados pela Prefeitura de Aracaju desde 2008 em parceria com órgãos como Secretaria Municipal da Saúde, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), estão dando certo. É o que comprovam os resultados extremamente positivos”, completa destacando que Aracaju continua vencendo a guerra contra a dengue.

“Os números mostram que temos muito que comemorar. É um sinal de que a população está consciente do seu papel, da importância do controle do mosquito. A Prefeitura de Aracaju tem feito a sua parte e a prova disso é que dos 10 mil casos esperados, da doença, tivemos 1.869 e o melhor, nenhum bairro apresentou índice alto de infestação”, ressalta a secretária da Saúde, Stela Maris informando ainda que o Ministério da Saúde preconiza a realização de quatro LIRAa por ano e Aracaju realiza seis.

Stela Maris: "Temos muito o que comemorar"

Dos casos confirmados em Aracaju, 1.856 (99,3%), foram de dengue clássica; 6 (0,3%) casos de dengue com complicação e apenas 7 casos de dengue hemorrágica, o que representa 0,4% dos casos, enfatizando que com nenhum óbito pela doença.

De janeiro a setembro deste ano, a Prefeitura recolheu 38.110 pneus em desuso das ruas da capital; fez a limpeza de 25.910 terrenos baldios e de outros 5.937 pontos estratégicos. Também já realizou 145 ações da Força Tarefa, 643.209 visitas domiciliares pelos agentes de endemias

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais