Saladas são recomendadas para quem quer começar a mudar (Fotos: Portal Infonet) |
Comer alimentos saudáveis na correria do dia-a-dia parece uma tarefa difícil, mas é possível. Uma alimentação inadequada pode ocasionar além de uma má digestão, sérios problemas de saúde como hipertensão e diabetes. O nutricionista, Hugo Xavier, dá dicas de como variar o cardápio para deixar a comida mais atrativa.
Por não conseguir conciliar a rotina do trabalho com uma alimentação saudável muitos optam por lanches, que substitui as principais refeições diárias. Outros já preferem levar quentinhas de casa para manter uma alimentação saudável. É o caso da secretaria Cosmira Alves, que preparara o almoço com antecedência.
“Por causa do tempo acabo comendo marmita, e procuro variar sempre o cardápio com verduras e legumes. A partir das 8h já começo a preparar o almoço”, explica Cosmira. Ela ainda afirma que comer bem é uma questão de hábito. “Desde criança os meus pais já colocavam no cardápio muita salada e verduras, no começo é difícil, mas depois você acaba se adaptando”.
Nutricionista explica quais alimentos são indispensáveis |
O nutricionista Hugo Xavier recomenda alguns cuidados na preparação das marmitas. “Na preparação os cuidados precisam ser redobrados. A seleção precisa ter carboidrato [feijão e arroz], sais minerais [saladas] e proteínas[ carne] sempre ”, orienta.
A cozinheira Ione Ribas trabalha há três anos com preparação de marmitas. Há um ano montou um restaurante em Sergipe e conta que os hábitos alimentares dos clientes mudaram com a variação do cardápio. “Antes a salada sempre sobrav,a porque fazia o básico. Hoje, depois do arroz e do feijão a salada é o que mais sai porque investi no colorido e molhos caseiros”, diz a cozinheira.
Ione ainda conta que o restaurante também faz entrega de marmitas e o desafio é tornar a comida variada e saborosa para não perder o cliente. “Se você enviar sempre a mesma coisa o cliente enjoa. Sempre coloco o arroz, feijão e salada e incremento com outras coisas. O segredo da boa alimentação é variar”, explica Ione.
Fora de casa
A contadora Kátia Regina Baracchio Paralomídio almoça fora de casa todos os dias, inclusive no fim de semana. “Na correria não tem como comer em casa, sempre almoço no trabalho. O problema é que as coisas saudáveis não são tão atrativas no cardápio. As saladas, por exemplo, não há uma variedade, assim fica difícil não recorrer às massas e uma lingüiça” comenta Kátia.
Mesmo com a falta da variedade, a contadora destaca que nos últimos dias está tentando fazer uma comida balanceada, inclusive já cortou o refrigerante. “ Fiquei por três anos sem tomar refrigerante e percebi, principalmente, as mudanças estéticas. As celulites reduziram 80%, quando retornei em poucas semanas já recuperei tudo”, conta. Atualmente a contadora prefere ingerir água.
Contadora deixou de tomar refreigerante há dois meses |
De acordo com Kátia, a geladeira de casa é bem sortida com frutas, legumes e verduras, mas por falta de tempo acabam estragando “É mais prático pegar um iogurte na pressa para sair de casa do que lavar uma maçã. Por isso, comecei a lavar tudo antes de colocar na geladeira, pois fica mais fácil”, diz.
Alimentação saudável
De acordo com o nutricionista Hugo Xavier durante o almoço muitos abusam no churrasco e massas. Ele ressalta que esses alimentos podem ser consumidos, mas de vez em quando. Ele destaca quais alimentos são essenciais no almoço. “É possível ter uma alimentação saudável fora de casa, mas é necessário ter consciência que ela precisa ser o mais variado possível. Uma refeição com proteínas, lipídios, cereais e carboidratos. Em menor quantidade os lipídios que são as gorduras”, destaca o nutricionista.
A secretária Cosmira explica ter uma alimentação saudável é questão de hábito |
Para a sobremesa, a recomendação é um suco natural ou uma fruta. O nutricionista orienta que os líquidos são importantes na digestão dos alimentos, sendo que o recomendado é ingerir até 200 ml.
A substituição das principais refeições por lanches pode ocasionar sérios problemas à saúde, segundo o nutricionista Hugo Xavier. “É preciso ter muito cuidado com alimentação fora de casa, pois os alimentos mal cozidos podem provocar uma má digestão e em caso mais grave uma infecção”, ressalta. Uma alimentação inadequada também contribui para o aumento de casos de pessoas com diabetes e hipertensão.
E você, como tem se alimentado fora de casa? Aproveite o espaço comentários e conte como é a sua alimentação na correria do trabalho. E sugira dicas de alimentos saudáveis e práticos para o dia-a-dia.
Por Adriana Freitas e Raquel Almeida
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B