(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem investindo na criação de novos leitos em hospitais que realizam o atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com dados do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), Aracaju tem 2,91 leitos SUS para cada mil habitantes, o que deixa a capital em quinto lugar no Nordestes, atrás apenas de Recife, João Pessoa, Teresina, São Luís, e oitava no país.
Uma comparação com grandes cidades mostra que São Paulo, por exemplo, tem apenas 1,38 leitos para cada mil habitantes, enquanto nossa vizinha, Salvador, possui 1,95 leitos. A oferta de leitos hospitalares nas capitais de Estado em todo o Brasil está abaixo da recomendação do Ministério da Saúde: a média é 2,13 leitos por mil habitantes.
“Para proporcionar mais qualidade na oferta de leitos, a Secretaria de Estado da Saúde tem atuado de forma enérgica, a exemplo da contratação de 20 novos leitos neonatais, habilitação pelo Ministério da Saúde de mais 48 leitos de UTI adulto, além de pediátricos. Aliado a isso, as obras da nova UTI do Huse estão avançadas e em fase de acabamento”, explicou o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.
Investimento no interior
Em Nossa Senhora do Socorro, o Governo de Sergipe realizou um investimento no valor de quase R$ 3 milhões, ampliando em 300 a capacidade de partos no Estado. Em Itabaiana, as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho estão aceleradas. Com um investimento de quase R$ 4 milhões, a conclusão da obra da unidade, gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o Governo do Estado irá ampliar em quase 60% o número de leitos no hospital.
A política de assistência em Saúde do Governo do Estado inclui a manutenção e ampliação de novos leitos. O hospital regional de Lagarto tem hoje 70 leitos, com previsão de operacionalização de novos 45. Em Estância, o Governo de Sergipe tem trabalhado para colocar em operação 102 novos leitos. No Hospital de Glória, há previsão de novos 40 leitos.
“É preciso entender que com a implantação da Reforma Sanitária do SUS em Sergipe, os leitos públicos têm sido redimensionados. Paralelo a isso, o Governo vem viabilizando a construção de Clínicas de Saúde da Família em todos os municípios sergipanos o que, consequentemente, amplia a assistência aos usuários do SUS de forma preventiva. Além disso, foram construídas 13 Clínicas 24 Horas e quatro unidades de Pronto Atendimento, essas últimas distribuídas em Porto da Folha, Boquim, Poço Redondo e Simão Dias”, explicou João dos Santos Lima Junior, diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde.
“O contexto deve considerar ainda o avanço da tecnologia que viabiliza uma série de procedimentos menos invasivos, cujos pacientes passam menos tempo internados, a exemplo das cirurgias por vídeo e dos leitos psiquiátricos que, conforme a lei antimanicomial, os pacientes devem receber atendimento mais humanizado, acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial, inseridos no convívio familiar e não isolados por longos períodos em clínicas, exceto em casos de crise”, esclareceu David Souza, diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde.
Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B