Serviço possui frota com 14 viaturas (Fotos: Ascom SMS) |
Mais de 3.000 aracajuanos acamados e ou em situação de dificuldades físico-motoras usam gratuitamente o Serviço de Transporte Social e Sanitário da Prefeitura de Aracaju (PMA). Do mês de janeiro a agosto de 2012, o serviço atendeu 2.992 cidadãos realizando 22.739 remoções ou deslocamentos.
O Transporte Social e Sanitário da PMA mantém uma frota com 14 viaturas que garante diariamente o deslocamento de cidadãos para realizarem tratamento e ou consultas em centros e clínicas de saúde da capital.
A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, diz que o serviço é destinado, preferencialmente, às pessoas que passam por tratamentos longos de fisioterapia, hemodiálise ou oncologia. “Com essa estrutura, a PMA garante uma maior tranquilidade as pessoas assegurando o translado dos usuários do início das sessões até o encerramento do tratamento”, assegura Stella Maris.
Opinião de quem utiliza
Wellington Nascimento é usuário do transporte social |
O usuário Wellington Nascimento dos Santos, 21 anos, diz que usa o serviço desde 2006. “O Transporte Social da Saúde é uma saída viável para muitas pessoas com dificuldades físico-motoras. É uma garantia do tratamento para muita gente, que nessa situação também não disponibiliza de recursos para pagar um táxi todas às vezes que precisam ir aos serviços de saúde”, afirma.
Wellington Nascimento apresenta deficiência físico-motora e diz que usa com frequência o serviço. Ele mora no bairro Jardim Centenário e faz fisioterapia no Serviço de Reabilitação Física e Motora (Serfismo) da PMA, localizado no bairro Siqueira Campos.
“De 2006 até hoje, sempre que precisei pude contar com o atendimento do Transporte Social. Além disso, os profissionais são atenciosos e educados, desde o atendente que faz o agendamento por telefone ao motorista”, afirma.
Como usar o Transporte Social?
Organizado a partir de 2002, o Transporte Sanitário é realizado pela Rede de Urgência e Emergência (Reue) da Secretaria Municipal de Saúde(SMS). O serviço funciona na sede da Reue, na rua Porto Alegre, s/n, bairro Siqueira Campos(anexo à base do Samu 192).
As pessoas que necessitam dessa assistência precisam solicitar o cadastro na Unidade de Saúde da Família, de referência do usuário. Com o cadastro, o usuário fará o agendamento diretamente na gerência do Transporte Sanitário, que mantém um cronograma prévio de saídas das viaturas para atender o maior número de pacientes. O agendamento é realizado em horário comercial pelo telefone 3179-1049, ou ainda pessoalmente no próprio setor.
“Preferencialmente, atendemos os cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, a PMA também disponibiliza o serviço para as pessoas que têm plano de saúde, mas que enfrentam dificuldades para arcar com pagamento de condução durante o tratamento de saúde”, explica a gerente do Transporte Social, Maria Amália Salmeron.
Frota e saídas
A frota do Transporte Social e Sanitário é composta de 14 veículos. Desses, seis são as denominadas ambulâncias tipo A (transporte rápido) e quatro Kombis que levam cidadãos para tratamento de fisioterapia. Outras quatro Vans ficam à disposição dos pacientes que fazem hemodiálise.
De segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18h, as viaturas se alternam em até três turnos para atender às necessidades da população. Para as sessões de hemodiálise, o serviço funciona das 7h até meia-noite, de segunda-feira a sábado.
O Transporte Social também conta com carros que permanecem 24 horas à disposição dos usuários das Urgências da Zona Norte, Zona Sul e da Urgência Mental do Hospital São José.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B