|
Profissionais discutem melhorias (Fotos: Portal Infonet) |
A assistência odontológica nos 75 municípios do Estado foi tema de discussão na manhã desta sexta-feira, 9, no I Fórum Estadual dos Cirurgiões-Dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO). Em Sergipe 13 centros odontológicos fornecem assistência à população, mas apenas dois deles trabalham com prótese e estão localizados no município de Estância e Nossa Senhora do Socorro.
A informação é da presidente da Comissão da Saúde Pública do CRO, Agda Oliveira. Segundo ela, os profissionais trabalham dentro do limite e os centros disponibilizados não são suficientes.
“Nós estamos reunidos para tratar dos problemas envolvendo a saúde bucal da população e das condições de trabalho ao qual somos submetidos. Trabalhamos além da nossa capacidade”, reclama.
De acordo com Agda Oliveira, a maior dificuldade encontrada pelos profissionais é de dar continuidade ao tratamento aos pacientes. “Não temos como terminar os tratamentos porque somos poucos. É preciso aumentar o número de profissionais para atender a demanda”, alerta.
|
Agda Oliveira |
Câncer de boca
Segundo Agda há uma estimativa de 130 novos casos de câncer de boca em Sergipe para 2012. “Esses casos são provenientes muitas vezes da falta de assistência. Muitos pacientes não têm acesso a um centro odontológico de prótese na capital e procura por profissionais não capacitados para realizar o procedimento. Essa é uma das causas de câncer de boca. Além disso, tem outros causadores das doenças como a exposição ao sol, uso abusivo do álcool, cigarro e outras drogas”, explica.
SMS
Em nota enviada para o Portal Infonet, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que "nos últimos 10 anos, Aracaju avançou significativamente na assistência e na prevenção e controle de doenças da boca (cáries e outros) com as presenças de equipes de Saúde bucal em todas as 43 Unidades de Saúde da Família. Ainda da política de Saúde Bucal, o SUS em Aracaju mantém o Centro de Especialidades Odontológicas (localizada no Cemar Augusto Franco) e a Urgência Odontológica (localizada na Unidade de Urgência da Zona Norte, Nestor Piva). Dessa política acertada, recebeu prêmios do Brasil Sorridente.
Porém, a gestão da SMS não conseguiu no primeiro momento avançar em relação à implementação de serviço de próteses dentárias, devido à disparidade entre o financiamento ofertado pelo Ministério da Saúde (MS) com os valores cotados no mercado local. Com a nova portaria nº 1.825 de 24 de outubro de 2012, que altera os valores de procedimentos de prótese dentária, a gestão retomou os estudos de impacto financeiro para se habilitar junto ao MS".
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B