Crianças aguardam na fila por atendimento psiquiátrico

Reunião discute assistência de crianças e adolescentes (Fotos: Portal Infonet)

O Ministério Público Estadual (MPE) recebeu uma denúncia da 16ª Vara Cível da Infância e Adolescência que há uma grande demanda de crianças e adolescentes para atendimento no Centro de Referência Mental Infantil de Aracaju. De acordo com a 16ª Vara o paciente leva de dois a três meses para iniciar o atendimento psiquiátrico ou psicológico por causa da demanda.

A coordenadora da rede de atenção psicossocial, Karina Ferreira Cunha, confirmou o número escasso de profissionais para atender a demanda. “A intenção é ampliar o centro de referência, mas o município tem poucos profissionais na área de psiquiatria infantil. Ás vezes temos que buscar parceria em outras unidades para garantir o atendimento ao usuário”, explica.

De acordo com a psiquiatra infantil Rossana Sales, a unidade Oswaldo de Souza, localizada no Getúlio Vargas, é referência para todo o atendimento de saúde mental em Aracaju. “Houve um tumulto na assistência quando foi determinado pela justiça que todas as crianças e adolescentes abrigados passem pelo atendimento psiquiátrico. Em algumas oportunidades, uma criança que não precisa de atendimento passou na frente de uma criança em estado mais grave”, afirma Rossana.

Psiquiatra afirma que fluxo aumentou

A promotora Euza Missano informou que o MPE vai adotar medidas para resolver a questão da demanda, mas primeiro vai decidir com qual promotoria vai ficar o processo. “Foi confirmado que há uma espera por conta do número insuficiente de profissionais. Vou conversar com a promotoria da Infância e da Adolescência para saber se continuará na área da saúde”, disse.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais