Foram montados 100 postos fixos de vacinação na capital sergipana (Foto: Ascom/SMS) |
Durante esta sexta-feira, dia 14, e sábado, dia 15, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) dá início à segunda fase da Campanha vacinação antirrábica. Nos dois últimos dias de campanha, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Aracaju disponibiliza 100 postos fixos de vacinação contra a raiva.
Os postos para vacinar cães e gatos estão divididos em todos os bairros da capital, em locais estratégicos com fácil acesso e grande circulação de pessoas como praças, canteiros e calçadas das Unidades de Saúde da Família (USF) e associação de moradores.
No bairro Siqueira Campos, há um ponto instalado em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, situada na rua Paraíba. Durante esta sexta-feira, dia 13, moradores já começaram a levar os cães e gatos para imunizar contra raiva.
Como localizar postos de vacinação?
A meta em Aracaju é imunizar 54.000 cães e gatos (Foto: Ministério da Saúde) |
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Paulo Tiago dos Santos, explica que para saber o ponto de vacinação mais próximo do local onde mora, o cidadão pode contatar o CCZ através do número (79) 3179-3565.
“A meta em Aracaju é imunizar 54.000 cães e gatos. Nos três primeiros dias da campanha os agentes de endemias do CCZ já conseguiram imunizar centenas de animais nas comunidades mais distantes de Aracaju, percorrendo sítios, casas e chácaras em visitas domiciliares para vacinar animais na Zona de Expansão. Agora e até o sábado, dia 15, é vez dos moradores dos bairros centrais de Aracaju trazerem os animais para receber a dose da vacina contra raiva”, afirma Paulo Tiago dos Santos.
Quando vacinar?
Um dos coordenadores da campanha de vacinação, Wilson de Oliveira dos Santos, informa que cães e gatos devem receber a vacina contra raiva. “A partir de três meses de vida o animal já pode ser vacinado. A vacina previne contra a raiva, é benéfica e não representa nenhum risco para a saúde do bicho”, explica.
Por que vacinar?
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Paulo Tiago dos Santos, lembra que a raiva é uma doença viral transmitida por animais ao homem através da mordedura, lambedura ou arranhadura de mamíferos doentes."A campanha é uma das principais atividades para a prevenção de casos humanos da raiva, para a interrupção de circulação viral e para o controle da doença em seu ciclo urbano. Por isso, fazemos o apelo para que cada cidadão faça a sua parte e não deixe de vacinar o cão e o gato", afirma Paulo Tiago.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B