Rejilânia Farias "O método salvou a vida dos meus filhos" (Fotos: Portal Infonet) |
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) comemora a 9ª edição do Encontro Anual dos Bebês Cangurus. O evento, que acontece hoje, reúne as famílias assistidas pelo método, desde a sua implantação em Sergipe, no ano 2004. O Método Canguru é um tipo de assistência neonatal que implica no contato pele a pele precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. Desta forma, o bebê e a mãe ficam em contato pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. A técnica permite ainda, que os pais participem mais do cuidado com o bebê. Cerca de 600 recém-nascidos passam pelo projeto ao ano. Em Sergipe, centenas de bebês já receberam a assistência.
Cheios de saúde, os gêmeos Samuel e Natanael, nasceram prematuros com 1.300 kg. Ambos passam pelo tratamento e já ganharam peso. Segundo a mãe, Rejilânia Farias, os bebês nasceram de parto cesária, mas estão respondendo bem ao tratamento que já duram 2 semanas. “Meus filhos não estariam vivos se não fosse esse método. A maternidade me proporcionou essa oportunidade e agarrei com todas as forças”, comemora.
Alex Santana "O objetivo é reencontrar as crianças canguru" |
Agora com 8 meses, Hilary Silva, que nasceu com menos de 2 kg, passou 15 dias na maternidade sob os cuidados do método mãe canguru. Ela recebeu o tratamento e comemora um ano de pura saúde. “Fico grata à maternidade por me ajudar a salvar minha filha. Não tínhamos esperança, mas ela foi demonstrando melhora a cada dia”, disse a estudante Daniele Silva de 21 anos.
O médico neonatologista, Alex Santana, explica que o projeto já chega a sua 9ª edição. Segundo ele, o projeto foi Desenvolvido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de humanizar o atendimento da gestante e do prematuro. “O objetivo é de melhorar cada vez mais esse atendimento e, a partir disso, aprimorar a assistência. Por ano, cerca de 600 crianças passam pelo projeto. Durante esses nove anos mais de centenas de crianças foram beneficiadas. Por isso a gente faz esse encontro uma vez por ano. A intenção é reencontrar essas crianças que estavam em situação grave e de repente estão aqui saudáveis e brincando”, relata Santana.
Daniele e sua bebê Hilary |
O médico detalha ainda, como é feita a assistência. “Por se tratar de uma maternidade de alto risco, acompanhamos a chegada de recém-nascidos com pouco mais de 300 gramas. Assim que saem do Centro Cirúrgico eles passam por um período de internação na UTIN para receber cuidados de alta complexidade. Com o ganho de peso, são encaminhados para a Ala Verde onde mantém o contato pele a pele com as mães. Apesar da fragilidade, esses pequenos pacientes respondem muito bem às etapas. No final, a alta hospitalar é comemorada por todos com muita alegria”, explica.
Atividades
Em comemoração à data, as crianças contaram com um espaço colorido, muito algodão-doce, e brinquedos. A tarde promete ser de muita diversão. Na área externa da MNSL brinquedos, como pula-pula e piscina de bolas fazem a diversão dos convidados mirins. Para completar a festa, e marcar mais essa edição, dois grandes bolos coloridos serão distribuídos entre os pequenos.
Encontro reuniu pais e filhos cangurus |
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B