Hemose precisa de sangue Rh negativo

Hemose precisa de sangue Rh negativo (Foto: Ascom FSPH)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está com um déficit de 60% no estoque de sangue fator Rh negativo. Nesta terça-feira, 29, a unidade dispõe de 23 bolsas de sangue distribuídas da seguinte forma: A negativo (12); Ab negativo (02); B negativo (02) e O negativo (07).

“O Hemose atende 16 hospitais e o consumo de sangue fator Rh negativo foi além do previsto”, informa a gerente da Coleta, Florita Aquino, ao advertir que a regularização do estoque depende do gesto voluntário dos doadores. “Na semana passada o serviço intensificou a captação de doadores de dois tipos sanguíneos, o A negativo e B positivo, e os doadores atenderam ao chamado. Esperamos que essa solidariedade permaneça”, disse.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 19,5% da população do Brasil têm sangue com fator Rh negativo. Desse percentual, 9% da população estão inseridos no grupo de sangue O negativo, 8% têm sangue A negativo, 0,5% é de AB negativo e 2%, B negativo.

O cidadão interessado em contribuir com o serviço deve estar atento para as condições necessárias no dia da doação de sangue. Dentre elas, ter entre 16 e 67 anos de idade, estar em bom estado de saúde, pesar mais de 50 quilos e comparecer ao serviço bem alimentado. Também é imprescindível a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo território nacional.

Serviço

O Hemocentro de Sergipe está localizado na Avenida Tancredo Neves, bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Os telefones são (79) 3225-8000 e (79) 3225-8000.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais