Encerrada a interdição ética no Hospital de Lagarto

Dr. José Rivaldo Dias (Foto: Divulgação)

Na tarde da última sexta-feira (1º), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe – CREMESE promoveu a desinterdição ética dos anestesiologistas do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, localizado no município de Lagarto, Sergipe.

Segundo o corregedor do CRM e um dos médicos responsáveis pelo processo de interdição, Dr. José Rivaldo Dias, a desinterdição ocorre quando a unidade de saúde está cumprindo o que foi detectado como irregularidade por ocasião da interdição. No caso de Lagarto, foi reaberta a Urgência Cirúrgica após quase 20 dias sem atendimento.

A desinterdição ocorreu após a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) emitir ofício ao CRM informando que foram tomadas as medidas administrativas necessárias para sanar as irregularidades apontadas. Segundo o documento, ficou proibida da realização de cirurgias eletivas para que os profissionais anestesiologistas pudessem retornar as suas funções normais de trabalho com o atendimento do pronto-socorro da unidade.

“Toda a região, incluindo 09 Municípios com cerca de 250.000 habitantes, voltaram a ter sua emergêngia cirúrgica, que por sinal é de excelente qualidade, podendo realizar cirurgia de emergência de imediato, evitando que o usuário tenha que ser transferido para o HUSE, perdendo tempo precioso e podendo agravar o seu quadro”, explicou José Rivaldo.

Ainda segundo o corregedor, durante a interdição também foi sugerida à FHS a contratação de mais um anestesiologista ou fazer a redistribuição das cirurgias ortopédicas com os outros hospitais.  “Respeitamos o ponto de vista da Fundação, que tentou resolver o acúmulo de cirurgias ortopédicas eletivas, mas não concordamos em ter de se fechar uma emergência cirúrgica, em prejuízo de mais de 250.000 de usuários”, completou.

INTERDIÇÂO – A interdição do Hospital Regional de Lagarto teve início no dia 15 de Janeiro após a equipe de fiscalização do CREMESE confirmar uma denúncia de que o superintendente do referido hospital, o enfermeiro Oldegar Alves Junior, estaria mandando fechar o atendimento dos casos de urgência, para que o único anestesiologista na escala fizesse as cirurgias eletivas de ortopedia.

Os casos de urgência eram encaminhados para a cidades de Itabaiana e para o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), em Aracaju. O Hospital Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro foi inaugurado no dia 02 de julho de 2010 com a missão de incrementar o atendimento da rede hospitalar na região Centro-Sul sergipana e desafogar a demanda no HUSE que, além de atender os sergipanos, recebe pacientes vindos de outros estados.

Fonte: Ascom Cremese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais