Hemose amplia número de doadores de sangue

Funcionários da construtora no momento da doação de sangue (Fotos: FSPH)

Quinze funcionários da Construtora União deram exemplo de solidariedade e doaram sangue. A ação realizada na manhã desta quarta-feira, 6, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) contou com a participação de colaboradores que trabalham nas áreas, administrativa e operacional da empresa.

No momento da doação, o funcionário Pedro Ramon, 25 anos, afirmou que o procedimento além de salvar vidas é simples. “Pensei que era algo complicado de fazer, agora já sei que é simples. quando puder retorno para fazer uma nova doação”, avisou ele.

Doador desde 2005, Michel Santana Pierre Braga, 32 anos, relatou que sabe da importância do serviço e que no ano passado efetuou duas doações. “Aproveitei que ainda não retornei ao treinamento para doar sangue pela campanha da empresa”, disse o ciclista profissional, patrocinado pela União.

Pedro Ramon: "Procedimento simples"

De acordo com a assistente social do Hemose, Maria Jacinta Cardoso, no dia anterior à doação, os funcionários passaram por um trabalho de sensibilização sobre a importância da doação de sangue. “Esse trabalho é realizado através de palestra informativa e apresentação de material didático sobre o ciclo do sangue e a necessidade da população contribuir com regularidade com o serviço”, informou.

“A doação faz parte de projetos sociais promovidos pela União Engenharia com o total apoio do diretor presidente, Julio Cesar Silveira. Dentre os projetos, a doação de sangue e ações voltadas para o Esporte, Cultura e Educação”, explicou Thais Mendonça, assessora de Comunicação da empresa ao relatar que a campanha de doação com o Hemose também mobilizará funcionários que trabalham nos canteiros de obras.

Etapas da doação

Michel Santana é doador desde 2005

Jacinta Cardoso, assistente social do Hemose

Chegando ao Hemose, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, para o cadastramento do doador. Em seguida é necessário fazer um teste para saber se o doador tem algum tipo de anemia. Na etapa seguinte o doador participa de uma breve entrevista confidencial sobre o histórico de saúde. As respostas são mantidas em sigilo absoluto. A última etapa é a coleta de uma bolsa com 450 ml de sangue, com o uso de material descartável, em cerca de 5 a 8 minutos.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais