Antonio Pádua (Foto: Divulgação SES) |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), alerta para uso do medicamento Metadoxil. A droga, usada para tratamento do fígado está sendo utilizada de forma inadequada, por condutores de veículos que fazem uso de bebida alcoólica para alterar o resultado do bafômetro, na fiscalização da nova Lei Seca.
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pereira Pombo, o medicamento metaboliza o álcool do corpo humano. "O Metadoxil acelera a degradação do álcool com o aumento da atividade de determinadas enzimas. Funciona como um catalisador que, usado de forma inadequada, ocasiona a intoxicação do fígado, hepatite alcoólica e convulsão", explica.
O diretor ainda explica que cada organismo reage de uma forma diferente ao medicamento, levando em consideração a dosagem dele. "Dentre outros efeitos que podem ser desencadeados, estão o transtorno gástrico e alteração da frequência respiratória", alerta Antônio de Pádua Pereira Pombo.
A estratégia usada, no momento, para coibir o uso, é orientar os consumidores e profissionais de saúde. "Os consumidores devem ser orientados quanto aos riscos; já os comerciantes devem observar o cumprimento da legislação; e os médicos evitar a prescrição indiscriminada e o consequente uso abusivo.
O médico deve seguir a ética e o conhecimento científico. Quem vende um medicamento, que exige prescrição, sem a receita, pode ser advertido e punido com sanções e, em caso de reincidência, pode receber multa, interdição e cancelamento da licença de funcionamento do estabelecimento", conclui.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B