Mulheres de nove a 40 anos podem ser imunizadas (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
As sergipanas continuam aguardando a disponibilidade da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina custa em média R$ 900 e depende da aprovação de dois projetos de lei do Senado federal para chegar às mulheres gratuitamente.
O Projeto de Lei, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), assegura às meninas de 9 a 13 anos o direito a imunização pelo SUS e o Projeto de Lei da ex-senadora [atual ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT-SC), acrescenta a vacina antipapilomavírus ao calendário de vacinações do Programa Nacional de Imunizações.
No Distrito Federal, meninas de 11 e 13 anos que estudam em escolas das redes pública e particular de ensino, começaram a ser vacinadas contra o HPV no último dia 1º de abril.
Andre Baião: "A vacina ainda não foi inserida no calendário nacional" |
De acordo com o coordenador do Programa Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SES), André Baião, em Sergipe, não existe previsão para a vacina começar a ser aplicada nas unidades de saúde.
“Os projetos continuam tramitando no Senado Federal e a vacina contra o HPV ainda não está inserida no calendário vacinal. No Distrito Federal, estão desenvolvendo um programa-piloto”, destaca André Baião.
O HPV é sexualmente transmissível e a principal causa do câncer de colo de útero. Além do câncer, o vírus causa verrugas e lesões no corpo. A expectativa é de que caso sejam aprovados os projetos de lei, mulheres de nove a 40 anos de idade possam ter acesso gratuito à vacina.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B