João Augusto diz que prefeito cortou direitos (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) acusa o prefeito João Alves Filho (DEM) por retirar direitos adquiridos dos servidores públicos municipais. Segundo o presidente do Sindimed, João Augusto Albuquerque, o prefeito cortou direitos adquiridos quando ignorou a data base dos servidores públicos, estabelecida para o mês de janeiro.
Na noite da terça-feira, 16, o prefeito anunciou o reajuste de 5% para a remuneração dos servidores públicos e, segundo o presidente do Sindimed, antecipou o anúncio para a classe médica durante reunião que teve momentos antes de oficializar o reajuste com os representantes do Sindimed.
O presidente do Sindimed garante que, ao oficializar a informação para os médicos, o prefeito definiu a data base para abril. Como consequência, o reajuste não será aplicado de forma retroativa. “O prefeito retirou um direito do trabalhador e assumiu uma dívida de três meses com os servidores”, considerou o presidente do Sindimed. “Uma dívida que não é da gestão anterior. É uma dívida dele, adquirida por este governo. É pegar o dinheiro do servidor para pagar dívida do gestor anterior, é pior ainda porque o reajuste já fazia parte do orçamento aprovado no ano passado pela Câmara de Vereadores, é um pagamento que já havia previsão”, considera João Augusto.
Para avaliar a postura do prefeito João Alves Filho, os médicos estarão reunidos em assembleia geral na próxima segunda-feira, 22, a partir das 14h na sede do Sindimed. Nesta assembleia, segundo o presidente, a classe pretende também definir as alternativas para cobrar do prefeito a retroatividade do reajuste salarial.
Os médicos também demonstram insatisfação com a falta de atendimento a outras reivindicações da categoria, que propõe aumento de 20% para 50% o índice da gratificação por desempenho. A classe médica defende que esta gratificação tenha efeitos sobre a previdência social, mas o prefeito, segundo o presidente do Sindimed, alegou que não daria para conceder o aumento devido aos problemas de ordem financeira que a prefeitura estaria enfrentando neste momento.
O Portal Infonet tentou ouvir a versão da prefeitura sobre a questão, mas não obteve êxito. A assessoria do prefeito, no último contato feito às 11h45 desta quarta-feira, 17, se comprometeu a encaminhar um posicionamento, mas até o momento não enviou. O Portal Infonet permanece à disposição do prefeito para os esclarecimentos. Informações podem ser encaminhadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B