Governo do Estado lança programa Telessaúde

(Foto: Ascom SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (MS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), lançou, na última quinta-feira, 18, o programa Telessaúde.

Durante a solenidade, realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, foi entregue simbolicamente para os municípios o kit Telessaúde, com um computador equipado com câmara filmadora, microfone, fone de ouvido, entre outros equipamentos, além da máquina fotográfica. Esse computador será conectado à internet para comunicação entre os profissionais da Atenção Básica e o núcleo Estadual.

Com o Telessaúde será possível que sejam feitas teleconsultorias para esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões sobre o processo de trabalho. Também será possível que os profissionais tenham uma segunda opinião formativa com base em estudos resumidos.

Os 75 municípios sergipanos receberão pontos de acesso do Telessaúde. Profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios terão o apoio de profissionais, inclusive especialistas, do núcleo Estadual para tratar seus pacientes, além de tirar dúvidas quanto à gestão e processos de trabalho da Atenção Básica.

Para a secretária de Estado da Saúde (SES), Joélia Silva Santos, o Telessaúde é mais uma ferramenta que vem para fortalecer a Atenção Básica nos municípios, que coordena os cuidados dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  “A Atenção Básica não é básica unicamente porque é superficial, menor ou primária. Ela é básica porque é a essência. É nela que se processa a maior proximidade do usuário com os profissionais de saúde a sua realidade de vida, em seu território. O encontro com aquela equipe é que vai tratar daquele problema, fazer perguntas básicas e claras para conhecer o território e as doenças que mais acometem as pessoas que ali vivem. O Telessaúde vai possibilitar o fortalecimento da Atenção Básica”, destacou.

Para o representante do Ministério da Saúde, Eduardo Melo, o Telessaúde vai propiciar mais resolutividade da Atenção Básica. “O Ministério da Saúde aumentou o investimento na Atenção Básica e, com isso, vai resolver mais os problemas da população no local onde vivem”, disse.

Educação permanente

Para Cláudia Menezes, diretora geral da Funesa, instituição que operacionaliza o programa, a resolutividade vem com a aprendizagem constante dos profissionais. “A essência do Telessaúde é a educação permanente, sem os cursos clássicos, em sala de aula. As pessoas estão se qualificando no dia a dia do trabalho e, assim, resolvem os problemas dos pacientes, evitando que eles sejam encaminhados para outros níveis de atenção à saúde”, explicou.

Distância reduzida

O Telessaúde vai permitir o acesso mais fácil da população a um atendimento qualificado. “Apesar de Sergipe ser um estado pequeno, essas pequenas distâncias são grandes para uma população de baixo poder aquisitivo. À medida que se traz recursos que aproximem os profissionais de localidades mais distantes, oferece a possibilidade para que eles façam diagnósticos e, assim, não precisa ter fisicamente os indivíduos no mesmo ambiente, evitando deslocamentos”, disse Mário Adriano dos Santos, professor e doutor da Faculdade de Medicina da UFS.

Expectativa

“Cada vez que um programa novo é lançado, a gente consegue ter mais um incentivo para a busca de uma saúde pública cada vez melhor. Essa é mais uma ferramenta para a melhoria dos indicadores de saúde nos municípios”, disse João Batista Oliveira, secretário de Saúde de Macambira e representante do Cosems.

Segundo o coordenador de nucleação do Telessaúde do Rio Grande do Sul e parceiros da SES, Carlos Piulz, Sergipe está no caminho certo para que o Telessaúde se consolide. “O mais importante para que o programa dê certo é o movimento em bloco que o Governo do Estado vem fazendo, aliando os municípios, as instituições de ensino e o Ministério da Saúde. Tendo isso bem alinhado, com certeza, o núcleo terá um bom funcionamento”, finalizou.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais