Relatório aponta irregularidades do CCZ (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Um relatório apresentado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontou diversas irregularidades estruturais e práticas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju. O documento foi produzido após visita do Ibama realizada no final do mês de janeiro ao CCZ, e necessitou de mais de um mês para ser concluído. Segundo o Ibama, tanto a localização do Centro como o controle no descarte de resíduos devem ser revistos.
A analista ambiental do Núcleo de Fauna do Ibama, Gláucia Lima, explica a situação verificada durante a visita. “O primeiro problema diz respeito à localização do CCZ, que fica a 1km da estação de tratamento de água e a 600m da primeira curva do rio Poxim. Como muitas carcaças de animais eram enterradas nas imediações ao invés de serem enviadas para o local correto, isso traz perigo de contaminação da água e do terreno”, afirma.
Ainda segundo Gláucia, o procedimento de eutanásia realizado no CCZ não atende às recomendações da entidade. “A eutanásia deve ser executada em condições de completa tranqüilidade para o animal. No entanto, o local onde este procedimento é realizado fica ao lado dos canis, o que não condiz com o comportamento devido. Na hora da morte, o animal é mal tratado e desrespeitado”, explica.
Gláucia afirma que o relatório está aos cuidados do Ministério Público, e que o documento foi formulado com uma visão abrangente. “Nós observamos tanto a questão estrutural como o pessoal, o treinamento e a capacitação dos técnicos. Identificamos irregularidades com relação à segurança do local, que não tem guaritas e nem vigilância. Outro problema diz respeito aos funcionários, muitos com mais de 30 anos de serviço sem nenhuma renovação”, diz.
SMS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que as providências para regularização do Centro já estão sendo tomadas. A assessoria de comunicação da entidade afirma que o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Mattos, já foi à sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) à procura de um terreno que atenda às condições determinadas pelo Ibama para a construção de um novo CCZ.
A Secretaria informa que a área no qual o Centro se situa atualmente não é legalizado segundo o Ministério da Saúde, o que inviabiliza o uso da verba repassada para as adequações. Ainda não existe previsão para o início das adequações do CCZ, que aguarda um novo terreno para ser transferido em totalidade ou parcialmente.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B