Estudantes reivindicam pela revalidação do diploma

Ato aconteceu durante toda manhã no Calçadão João Pessoa (Foto: Portal Infonet)

Na manhã deste sábado, 25, estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram um ato de protesto no Calçadão João Pessoa, no Centro. Eles protestam contra a vinda de seis mil médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma para o Brasil.

A manifestação dos estudantes é pela revalidação do diploma dos estrangeiros que poderão desempenhar as suas funções no Brasil, através de uma medida emergência do Governo Federal. A proposta do Governo é que os médicos irão atuar nas regiões mais carentes do país, principal no interior dos estados, onde a carência de médicos é maior. A medida ainda não foi confirmada pelo Governo Federal.

O coordenador do movimento Revalida Sim, Wander Fagundes, explica que a categoria dos médicos não é contra a vinda dos médicos estrangeiros, apenas querem que esses profissionais revalidem o diploma. “O índice de aprovação da revalidação do diploma hoje é de 10% apenas. Essa revalidação vai garantir um atendimento de qualidade a população”, explica.

Segundo Wander, os médicos estrangeiros precisam passar pela revalidação

Ainda segundo Wander, no interior há poucos médicos por causa da falta de estrutura das unidades de saúde que possuem as  equipes multidisciplinar  incompletas. “É preciso primeiro melhorar a estrutura das unidades.Em muitos casos não  há equipe de profissionais e falta  medicamentos. Não há uma estrutura básica para os profissionais atuarem”.

Riscos

O Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CRM/SE) alerta que a população pode correr riscos com a vinda desses profissionais sem a revalidação do diploma. “ Não abrimos mão de que esses profissionais sejam submetidos a revalidação do diploma, um processo elaborado pelo Ministério da Educação. Sem essa avaliação a população corre risco, pois não garante um atendimento de qualidade”, afirma o conselheiro Henrique Batista.

Estudantes também realizaram panfletagem

Também participam da manifestação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindmed). Os profissionais realizaram panfletagem pelo calçadão conscientizando a população sobre a importância da revalidação do diploma dos médicos estrangeiros.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais