Ato aconteceu durante toda manhã no Calçadão João Pessoa (Foto: Portal Infonet) |
Na manhã deste sábado, 25, estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram um ato de protesto no Calçadão João Pessoa, no Centro. Eles protestam contra a vinda de seis mil médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma para o Brasil.
A manifestação dos estudantes é pela revalidação do diploma dos estrangeiros que poderão desempenhar as suas funções no Brasil, através de uma medida emergência do Governo Federal. A proposta do Governo é que os médicos irão atuar nas regiões mais carentes do país, principal no interior dos estados, onde a carência de médicos é maior. A medida ainda não foi confirmada pelo Governo Federal.
O coordenador do movimento Revalida Sim, Wander Fagundes, explica que a categoria dos médicos não é contra a vinda dos médicos estrangeiros, apenas querem que esses profissionais revalidem o diploma. “O índice de aprovação da revalidação do diploma hoje é de 10% apenas. Essa revalidação vai garantir um atendimento de qualidade a população”, explica.
Segundo Wander, os médicos estrangeiros precisam passar pela revalidação |
Ainda segundo Wander, no interior há poucos médicos por causa da falta de estrutura das unidades de saúde que possuem as equipes multidisciplinar incompletas. “É preciso primeiro melhorar a estrutura das unidades.Em muitos casos não há equipe de profissionais e falta medicamentos. Não há uma estrutura básica para os profissionais atuarem”.
Riscos
O Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CRM/SE) alerta que a população pode correr riscos com a vinda desses profissionais sem a revalidação do diploma. “ Não abrimos mão de que esses profissionais sejam submetidos a revalidação do diploma, um processo elaborado pelo Ministério da Educação. Sem essa avaliação a população corre risco, pois não garante um atendimento de qualidade”, afirma o conselheiro Henrique Batista.
Estudantes também realizaram panfletagem |
Também participam da manifestação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindmed). Os profissionais realizaram panfletagem pelo calçadão conscientizando a população sobre a importância da revalidação do diploma dos médicos estrangeiros.
Por Adriana Freitas e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B