Promotora Euza Missano "A situação é gravíssima" (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Em uma audiência ocorrida no último dia 22 de maio, o Ministério Público Estadual (MPE) teve conhecimento de que no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) existem cerca de mil crianças aguardando por procedimentos cirúrgicos, no município de Aracaju. Já no Hospital Universitário são 130 crianças, totalizando 1.130.
Após liminar concedida em outubro de 2012, que obriga o município de Aracaju a regular e contratar o prestador para realizar as cirurgias pediátricas em 30 dias, o MPE entrará com a execução da liminar. A promotoria da saúde do órgão pedirá que o município apresente a relação nominativa de pacientes que estão aguardando na fila de espera.
A situação é considerada gravíssima pela promotora de Justiça Euza Missano. Durante a audiência, os médicos informaram que a fila de crianças e adolescentes para a realização de procedimentos cirúrgicos está grande e que têm recebido crianças para a realização de Cirurgias de grande porte, entretanto, encontram dificuldades para a realização das cirurgias já que o município não dispõe de estrutura para o atendimento. Ainda segundo os médicos presentes na audiência o tempo de espera a realização das cirurgias eletivas é de até um ano.
Não cumpriu
De acordo com a promotora, em setembro do ano passado o MPE entrou com uma ação contra o município já que foi constatado que existe um déficit muito grande de cirurgias pediátricas eletivas em crianças e bebes. “Em Aracaju só tem um único prestador que é o HU para a realização dessas cirúrgicas. O bebê quando nasce com uma deformidade ele é operadora na Nossa Senhora de Lourdes e no Santa Isabel, mas se ele precisa de uma cirurgia eletiva o município não tem disponibilizado para atender a demanda existente. Foi concedida a liminar o juiz mandou em outubro do ano passado que o município fizesse a regulação e contratasse o prestador para fazer as cirurgias em 30 dias, o mesmo não cumpriu. Hoje nós vamos entrar com a execução da liminar pedindo que o município apresente a relação nominativa de pacientes que estão aguardando na fila de espera”, disse Euza Missano.
SMS
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS informaram durante a audiência, que o setor jurídico vem fazendo o levantamento de todas as ações civis públicas que foram ajuizadas na gestão passada, objetivando buscar solução para as demandas apresentadas em juízo. Informou ainda, que o município não tem conhecimento da lista de espera para cirurgias pediátricas que fica sob gerenciamento dos pediatras. A assessoria de comunicação informou que está em busca da contratação de prestadores para reduzir a fila.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B