17 de Março: doenças afetam famílias acampadas em praça

Promotora fará visita à unidade (Foto: Arquivo Infonet)

Doenças como calazar, catapora e pneumonia afetam as famílias que estão acampadas em área que seria destinada à construção da Praça do bairro 17 de Março, na Zona de Expansão de Aracaju. A situação foi discutida na manhã desta segunda-feira, 17, no Ministério Público Estadual (MPE). Unidades de Saúde da região já não suportam mais a demanda e crianças doentes estão sem assistência médica.

A promotora de justiça, Euza Missano, explicou que audiência foi designada após os meios de comunicação divulgarem que a situação no local é precária e que as famílias, principalmente crianças e idosos, estão doentes e desassistidos.

“Nós agendamos essa audiência por conta das informações divulgadas na imprensa, de que as famílias que estão alojadas numa praça no Loteamento Aquários, na Zona de Expansão, estão sem assistência no ponto de vista da saúde. A informação que tivemos da coordenadora das unidades de saúde, que as famílias estão sendo atendidas na unidade de saúde Augusto Cesar Leite, mas também tivemos a informação de que essa unidade não está conseguindo atender a própria demanda imagine dos demais”, disse.

Ainda segundo ela, o MPE vai realizar a próxima mais uma audiência na próxima semana, bem como visita à Unidade de Saúde para verificar a situação. “Nós temos que dar suporte integral a essas famílias que estão na área de invasão”, ressaltou Euza Missano.

De acordo com a diretora do Conselho das Associações de Moradores dos bairros Aeroporto e Zona de Expansão de Aracaju (Combaze), Karina Drummond, os casos de doenças aumentam a cada dia na região e as unidades de saúde não suportando a demanda. “A gente ver que as unidades não estão dando essa assistência. O Santa Tereza, por exemplo, já não está suportando a demanda. Por isso, viemos pedir ao MP que veja in loco o que está ocorrendo no local. Sabemos que já foram constados cinco casos de calazar na localidade”, disse.

SMS

Durante a audiência, representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informaram que mesmo extrapolando o quantitativo de assistência recomendado pelo Ministério da Saúde, vem sendo dada a assistência aos moradores da invasão. A representante da SMS informou ainda, que a unidade mais próxima para assistência é a Augusto César Leite e que na semana passada foram feitos 29 atendimentos médicos em moradores da invasão na unidade. A secretaria informou ainda que foi colocada uma equipe de saúde para o bairro 17 de Março com suporte na unidade Augusto Leite , no bairro Santa Tereza, com equipe médica, enfermeiros e auxiliar.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais