Palestra debate sobre o Dia Internacional da Gagueira

A gagueira não possui cura, mas tratamento (Fotos: Portal Infonet)

Nesta terça-feira, dia 22, é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Para comemorar a data, o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) promoveu a palestra sobre as causas e tratamentos da gagueira.

A palestra foi realizada pelo fonoaudiólogo Arthur Marcelino no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos que teve como tema: “A gagueira não tem graça, tem tratamento, não faça bullying faça amizade”.

O fonoaudiólogo Arthur Marcelino fala sobre as causas da gagueira.  “A gagueira é um distúrbio de fluência de etiologia (origem) multifatorial. Não se sabe uma causa específica da gagueira. Há elementos psicológicos, comportamentais, neurológicos e até genéticos possivelmente envolvidos na sua causa. Não há uma cura para a gagueira, mas existe tratamento. Em muitos casos é possível minimizar significativamente seus efeitos, já em outros não, porque ninguém é 100% fluente”.

José Santana com o filho que possui problemas na fala

O fonoaudiólogo Arthur Marcelino orienta os pais a não forçar a criança a falar

De acordo com o fonoaudiólogo, cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de distúrbio da fala. Somente em 2011, dos 1.152 atendimentos realizados pelo Cemar, 8% era de gagueira.

Atenção dos pais

O fonoaudiólogo Arthur Marcelino orienta aos pais a nunca imitar, forçar ou repreender a criança a falar corretamente. “De 2 a 3 anos de idade a gagueira pode ser uma gagueira fisiológica. Uma fase momentânea onde a criança está em processo de aquisição e desenvolvimento intenso da linguagem, cometendo trocas, repetições e erros comuns na fala. Nós orientamos aos pais a ouvir mais as crianças. Não repreenda, não force, nem rotule a criança de gago”.

Na oportunidade, alguns pais puderam tirar dúvidas sobre a doença. O pai José Santana de Carvalho participou da palestra e aprovou a iniciativa. “Meu filho tem problemas na fala. A mãe dele teve depressão e isso afetou na fala dele. Trago ele todas as terças-feiras para fazer um acompanhamento com o fonoaudiólogo e acho importante essa palestra para tirar as nossas dúvidas”, diz

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais