Amostras para realização do teste acido nucleico (Foto: Ascom-FSPH) |
O Ministério da Saúde normatizou, através de portaria, duas mudanças nas regras para o serviço de doação de sangue em todo o país. A primeira amplia a idade máxima de doador de 67 para 69 anos. Já a segunda mudança torna obrigatória a realização do Teste de Ácido Nucleico (NAT) nas bolsas coletadas para a detecção dos vírus HIV/ AIDS e o HCV (hepatite tipo C).
Para Gustavo Filho, diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), instituição responsável pelo gerenciamento do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), essas mudanças confirmam o avanço do país no emprego de novas tecnologias, promovendo a inclusão do público com potencial para doação de sangue.
“A preocupação do Ministério da Saúde é aumentar cada vez mais a qualidade do sangue utilizado na rede hospitalar destinado para o ato transfusional e, ainda, ampliar o quantitativo do público doador em todo o país”, pontua.
Sobre o teste NAT, o gestor comenta que “trata-se de um exame mais preciso para a identificação de alguns vírus, a exemplo da hepatite C e o HIV. A utilização do teste diminui a janela imunológica do HIV de 22 para dez dias e da hepatite C de 35 para 12 dias. Ou seja, caso a pessoa esteja infectada, o teste NAT consegue detectar as doenças em dez ou até doze dias”.
No Hemocentro de Sergipe, ainda de acordo com Gustavo Filho, a realização do teste NAT em todas as bolsas de sangue coletadas já acontece há dois meses. “Através do Teste Ácido Nucleico é possível detectar o material genético dos vírus. O uso da tecnologia tem como objetivo identificar e excluir doadores com risco de transmitir doenças causadas por algum tipo de vírus”, concluiu.
Nos últimos dois anos o Hemose coletou 51.747 bolsas de sangue. Sendo que, em 2011, foram efetuadas 26.741 doações, já em 2012, foram coletadas 25.006 bolsas. Com a redução da idade mínima de 18 para 16 anos e a ampliação da idade máxima de 67 para 69 anos, o Ministério da Saúde espera aumentar o público potencial em 2 milhões de doadores.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B