Campanha intitulada Laço Branco foi encerrada nesta terça-feira, 10 (Fotos: Portal Infonet) |
A manhã desta terça-feira, 10, marcou o encerramento da campanha do Laço Branco. O evento iniciado no ano de 2007 visa reduzir os números de agressões praticadas a mulher. Um trabalho educativo foi realizado por agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju, nas principais saídas da cidade e contou com parceira integrada das SMTT´s da Grande Aracaju, da Secretaria da Defesa Social, Guarda Municipal e Ordem dos Advogados (OAB/SE).
A ação foi realizada em quatro pontos da Grande Aracaju: ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros, na Avenida Marechal Rondon, no trecho que liga Aracaju/São Cristóvão e nos dois acessos ao município de Nossa Senhora do Socorro pela ponte do Rio do Sal (que envolve os conjuntos João Alves e Marcos Freire II).
Os motoristas que trafegavam nos respectivos trechos receberam dos agentes, cartilhas informativas contendo orientações de como as mulheres devem agir em casos de agressões, além de conter as ações desenvolvidas pelo Governo.
Material educativo foi entregue aos motoristas |
“O evento mostra a preocupação dos homens em acabarmos com a violência contra a mulher, nós temos índices altos ainda de pessoas que agridem as mulheres, e a nossa intenção nesta campanha que envolve os quatro municípios, é fazer um trabalho em defesa da mulher, fazendo também que a mulher se conscientize e que ela tem que denunciar qualquer tipo de violência contra ele e mostrando que os homens apesar de sua superioridade física, eles não tem direito de agredir a mulher que é sua companheira, sua esposa, e qualquer mulher que esteja em seu convívio”, disse o superitendente da SMTT de Aracaju, Nelson Felipe.
A campanha está inserida nos '16 Dias de Ativismo pelo Fim da violência contra a mulher', e visa chamar a atenção da sociedade para a causa que ainda afeta a vida de milhares de sergipanas.
“Temos que alertar a população para que realmente reduza esses números. A delegacia especializada na violência contra a mulher tem feito um trabalho grande, mas é necessário que a população se conscientize que precisamos reduzir esses números”, disse Nelson Felipe.
A ação foi promovida em quatro pontos da Grande Aracaju |
Dados da violência a mulher
Agressões pratcadas a mulheres é um assunto bastante preocupante no Estado. Segundo um levantamento promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) e Delegacia de Grupos Vulneráveis (DAGV), referente aos anos de 2012 a 2013, todos os 75 municípios sergipanos apresentam ocorrência de violência contra a mulher, totalizando 3.807 casos. Só neste ano em Aracaju, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, foram registrados 2.721 Bolelins de Ocorrência; 826 medidas protetivas e 1.120 inquéritos policiais foram encaminhados ao Poder Judiciário.
Os números são considerados mais alarmantes na região Grande Aracaju e no interior sergipano. O município de Nossa Senhora do Socorro registra 683 ocorrências. O município de Lagarto vem logo atrás com 379 registros, seguido por Itabaiana, com 364 casos. Estância vem na sequência com 221 registros, seguido por 210 casos.
O superitendente da SMTT, Nelson Felipe |
Denúncia
A população pode denunciar os casos de violência contra mulheres através do Disque-Denúncia 181 ou 100.
Por Leonardo Dias e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B