![]() |
Marta Magalhães é nutricionista e professora da Faculdade Estácio/Fase (Fotos: Portal Infonet) |
Mesmo com todas as iguarias tradicionais do período natalino, as restrições quanto ao consumo excessivo, também direcionadas aos cidadãos com diabetes, podem ser suavizadas quando a ceia é considerada saudável.
Para a nutricionista e professora da Faculdade Estácio/Fase, Marta Magalhães, simples estratégias podem ser utilizadas pelos que desejam aproveitar com leveza e sem imprevistos as festas de fim de ano.
“O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado e substituído por água de coco com moderação e água gaseificada, acrescida de gotinhas de limão. O álcool pode provocar a hipoglicemia do diabético, além de aumentar níveis de triglicérides”, adverte a nutricionista.
Em termos de alimentação, Marta Magalhães incentiva a degustação de salpicões e saladas, mas oferece uma dica saudável para a substituição de maioneses. “O iogurte natural desnatado temperado com ervas e azeite serve como ingrediente para saladas diversas. Com legumes e verduras, cuja abundância é também recomendada, é uma boa pedida”, sugere.
![]() |
Gildenai Araújo oferece dicas para uma alimentação infantil saudável quenaod o assunto é diabetes |
A substituição de pernis por aves, especialmente, peito de frango, é válida, assim como o consumo de peixes, exceto em casos de moqueca. A mistura de massas, como arroz e macarrão, não é recomendada pela nutricionista, que defende o cozimento “al dente”. “Nessas condições da massa, há redução da absorção do açúcar presente no alimento, o que chamamos de amido resistente”, ressalta.
Dicas de sobremesa
Gelatina “diet” com frutas, entre elas, bananas e mangas mais verdosas é uma boa opção para o diabético porque reduz a absorção da glicose. “A tradicional farofa da ceia de Natal e Réveillon, por sua vez, deve ser composta de farinha de mandioca e farinha de aveia. O sabor é muito agradável”, exclama a professora.
Alimentação infantil
![]() |
CASE oferece insulina e orientação alimentar para diabéticos |
A nutricionista responsável pelo setor de nutrição do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (CASE), Gildenai Araújo, alerta para os cuidados mantidos com crianças diagnosticadas com diabetes. “Os pequeninos precisam de uma orientação alimentar específica, que evite a ingestão de balas e chocolates durante as ceias de fim de ano. Alimentos “diets” não são totalmente liberados, assim como os integrais”, orienta Gildenai.
Segundo a responsável pelo setor de nutrição do CASE, os serviços oferecidos para os diabéticos compreendem a oferta de insulina e orientação alimentar. Tal orientação está sendo realizada até às 19h dessa sexta-feira, 20, no Centro, quando diabéticos ou não estão sendo orientados por uma equipe formada por nutricionistas, farmacêuticos e estudantes das áreas.
“Estamos aferindo a pressão arterial, dosando glicemia e detectando índice de massa corporal (IMC), de forma a esclarecer questões relacionadas ao controle do diabetes. Caso a glicemia do paciente estiver alta, logo o encaminharemos para uma unidade de saúde da capital”, observou a responsável.
![]() |
CASE pretende atender cerca de miol pacientes diabéticos ou não nesta sexta, 20 |
O evento, denominado ‘Dia de Cuidado ao Paciente com Diabetes', ainda conta com palestras ministradas no momento em que os cidadãos aguardam a entrega de medicamentos no CASE. A ação realizada por profissionais do Centro, conta com o apoio da Faculdade Estácio/Fase e da Associação de Membros e Amigos dos Diabéticos do Estado de Sergipe (Amad). Até o final da programação, cerca de mil pessoas deverão ser atendidas.
Por Nubia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B