(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A área do centro cirúrgico do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) está há dois dias sem ar condicionado, segundo denúncias das equipes médicas que atuam no local. De acordo com os profissionais, embora a direção do hospital tenha sido notificada, nenhuma resolução foi dada ao caso.
De acordo com o médico, Ivan Paixão, a equipe médica está optando por realizar apenas as cirurgias com risco de morte. “A situação é péssima. Estamos operando em um calor absurdo, pois as salas são totalmente fechadas e ainda há o uso das capas”, relata. “Hoje havia oito cirurgias envolvendo com fraturas expostas para serem realizadas e os médicos não tinham como fazer”, denuncia o médico ao destacar que há informações de que o problema também atingem a área da UTI.
Ainda de acordo com o médico, na terça-feira, 31, houve uma tentativa de transferir os pacientes para os hospitais de Lagarto e Itabaiana, que não deu certo em virtude da equipe desses locais serem reduzidas. ”Hoje já estamos tentando transferir para Socorro, mas há um problema, pois os cirurgiões teriam que ser transferidos também”, explica.
Outra médica, que também atua no centro cirúrgico, mas preferiu não se identificar, conta que a temperatura no local chega a 43º. "Essa temperatura é nos corredores. Imagine dentro da sala de cirurgia, onde há o uso das capas e do foco cirúrgico. A situação é humilhante", lamenta.
Os profissionais afirmam ainda que foi enviada uma notificação à direção do hospital, que se comprometeu a resolver o problema. As equipes não sabem o motivo, mas a manutenção nos equipamentos de ar ainda não foi realizada e o problema persiste.
FHS
Em nova nota enviada na tarde desta quinta-feira, 2, a assessoria de comunicação do Huse informa que superintendente do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Augusto César Esmeraldo, esclarece que o problema do ar condicionado do Centro Cirúrgico vem sendo contornado desde a tarde do dia 01 de janeiro e que equipes de manutenção ainda trabalham no local. Ainda segundo o superintendente do Huse, Augusto César Esmeraldo, apenas 8 cirurgias foram remarcadas, por se tratar de procedimentos de menor gravidade. Todas as cirurgias de alta complexidade foram e estão sendo realizadas. Inclusive, somente hoje pela manhã, foram realizadas quase 10 cirurgias de urgência.
Augusto César Esmeraldo esclarece ainda que a equipe de manutenção está atuando para que o problema seja resolvido por completo. Para isso, medidas estão sendo adotadas para reduzir a sobrecarga do sistema de refrigeração, centralizando parte desse sistema de forma direcionada ao centro cirúrgico. "A gente tem ainda a nova UTI a ser entregue esse mês. Já estamos inclusive transferindo pacientes para o novo espaço, de forma gradual. Na quinta pela manhã, seis pacientes já foram transferidos e a expectativa é de que até sexta outros 11 também sejam transferidos".
Pacientes da SRPA ainda estão sendo removidos para a área nova, viabilizando o cumprimento do cronograma de reforma para abrir as demais salas do centro cirúrgico.
* A matéria foi alterada às 16h40 do dia 02/01/2014
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B