Case implanta Serviço de Atenção Farmacêutica

Atendimento de Atenção Farmacêutica é com dia e hora marcados (Foto: SES)

O Serviço de Atenção Farmacêutica do Case já está funcionando. A novidade do Case oferece a todos os usuários o atendimento de um farmacêutico para avaliar as necessidades do paciente e garantir o uso adequado e seguro dos medicamentos. O atendimento é com dia e hora marcados.

A coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Estado da Saúde, Juliana Santana de Oliveira, destaca que o serviço otimiza a farmacoterapêutica do paciente, mostrando que ele é um parceiro e não apenas um usuário. “O serviço traz o paciente como parceiro e ele se percebe que também é responsável pela sua saúde. Ele vê que o medicamento é um instrumento que, se mal utilizado, não causa um resultado positivo”, disse.

No serviço, o paciente obtém informações a respeito do uso de medicamentos que são imprescindíveis ao tratamento. “Por exemplo, o uso do Captopril, remédio bastante usado por pacientes hipertensos, pode ter sua dose reduzida em 30% quando administrado junto com alimentos, o que pode comprometer o controle da pressão arterial”, informou Genival Júnior.

Na primeira consulta são avaliadas todas as informações sobre os medicamentos em uso pelo paciente e os problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, colesterol, entre outros males. Em seguida, é feito um estudo dessas informações para compreender as necessidades específicas de cada usuário. “A primeira consulta leva em média de uma a duas horas, pois avaliamos o paciente como um todo”, esclareceu Genival Júnior.

O objetivo do serviço é evitar problemas que possam surgir durante o tratamento pelo uso inadequado dos medicamentos. Os retornos são agendados em dias e horários que melhor se ajustem ao paciente ou ao responsável.

A ideia de implantar o serviço surgiu do Núcleo de Atenção Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, foi implantado após a mudança de endereço do Case, ocorrida em setembro.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais