|
Nos postos visitados o atendimento está normalizado (Foto: Portal Infonet) |
Médicos do município de Aracaju realizam nesta terça-feira, dia 18, uma paralisação de advertência nas unidades de saúde do município.
A paralisação foi motivada, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) após uma reunião que ocorreu no último dia 11 deste mês para discutir a pauta salarial. Para a categoria, houve o descumprimento do acordo feito em 2013 quanto a liberação do internível salarial, que seria pago a partir de janeiro de 2014.
De acordo com o vice-presidente do Sindimed, José Menezes, a categoria pede o cumprimento do que foi pactuado, bem como o aumento do internível de 4% para 5%. “Foi pactuado que sairíamos da greve com a garantia que em janeiro deste ano haveria um avanço e o aumento dos interníveis do Plano de Cargos, carreira e Vencimentos de 4% para 5%, mas na reunião com a nova secretária a mesma disse que não sabia dos termos de negociação que foi pactuado em 2013”, afirma.
Reunião
Às 10h os representantes do Sindicato dos Médicos vão se reunir com a secretária municipal de Saúde, Leane de Carvalho, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Após a reunião, os médicos realizam uma assembleia a partir das 14h para debater a resposta da PMA em relação ao cumprimento do Acordo Pós-greve 2013 à avaliação da Contraproposta da Campanha Salarial para 2014 e à isonomia de benefícios com os médicos do Programa 'Mais Médicos' além do indicativo de Greve.
Postos
A equipe do Portal Infonet esteve visitando as Unidades de Saúde da Família (USF) Maria do Céu situado na rua Maruim, centro da cidade e o posto Osvaldo Souza, no bairro Getúlio Vargas. A informação passada pelas gerentes das duas unidades de saúde foi que os atendimentos estão sendo realizados normalmente. Os serviços de urgência e emergência estão sendo realizados normalmente.
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que nem todos os profissionais aderiram ao movimento, mas apenas alguns postos estão sem atendimento.
Por Aisla Vasconcelos