Apenas cinco das nove salas do Huse estão funcionando

Das nove salas, duas estão inativas e duas estão com problemas (Foto: Portal Infonet)

Das nove salas existentes no Centro Cirúrgico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), apenas cinco estão em pleno funcionamento. A informação foi passada por membros do hospital durante audiência realizada nesta quinta-feira, 20, no Ministério Público Estadual (MPE).

Na oportunidade, representantes do Hospital de Urgência informaram que das nove salas que deveriam estar em funcionamento, duas estão inativas. Com isso, das sete existentes para a realização de cirurgias, duas estão com problemas, sendo uma com a quebra do foco cirúrgico e uma segunda não possui monitor móvel, restando apenas cinco em funcionamento.

Uma Ação Civil Pública já foi impetrada pela promotora da saúde, Euza Missano, no intuito de que as nove salas estivessem em total atividade. De acordo com a promotora Euza Missano, por enquanto, a ação está suspensa [já foi deferida pela justiça], pois o estado recorreu da decisão. “O MP ajuizou a ação pedindo que em 90 dias, as nove salas estivessem equipadas e com toda a equipe de anestesiologista para fazer os procedimentos, ou seja, o serviço estivesse em pleno funcionamento. Houve a interposição e o TJ suspendeu os efeitos da liminar até a decisão dos recursos”

Ainda na audiência, o Sindimed entregou um relatório à promotora informando que algumas irregularidades permanecem, a exemplo do piso que continua danificado e a parede com rachaduras.

Segundo a promotora Euza Missano, como o recurso foi interposto pelo estado, resta ao MPE, apenas aguardar um perecer final da justiça. “O MP não pode executar essa liminar por conta do recurso. O Sindimed informou que a situação permanece da forma como anteriormente. Diante disso a situação é a mesma, o MP não pode ajuizar outra ação. O que vamos fazer é juntar essas informativas no processo, pedir o julgamento antecipado, para que as nove salas sejam colocadas em funcionamento”, diz.

Esclarecimentos

Pelo procurador da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Carlos Diego Freitas, foi dito que a FHS que foi emitida ordem de serviço para o conserto do foco cirúrgico, bem como será encaminhado carro de anestesia para o funcionamento de outra sala, não sabendo explicar o motivo por ainda não estar funcionando. Carlos afirma ainda que uma empresa já foi contratada para a execução da reforma do piso, com início do serviço em março. No tocante a pintura e gesso, os itens estão sendo providenciados.

Da Secretaria Estadual de Saúde (SES) a informação passada foi de que já foi iniciado um processo licitatório para a aquisição de materiais para o funcionamento das duas salas inativas no centro cirúrgico.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais