Será realizado um canal de comunicação entre a Guarda e o Samu (Foto: Portal Infonet) |
A Guarda Municipal de Aracaju e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentarão montar um canal direto entre si, com o objetivo de diminuir o tempo resposta para a assistência a população.
Após denúncia da falta de atendimento a um morador de rua em novembro de 2013, a promotora Euza Missano realizou uma audiência nesta quinta-feira, 20, para discutir a questão. Presente na audiência, o representante da Guarda Municipal, Edgar Oliveira, informou que a audiência foi motivada após a guarnição ter pedido atendimento para um morador de rua, mas que não foi realizado em um primeiro momento.
“Em novembro do ano passado, um flanelinha nos procurou para dizer que um homem estava deitado na rua Otoniel Dória há cinco dias debilitado e no sol. Quando a gente chegou, ele não conseguia beber água. Entrei em contato com o Samu e em um primeiro momento, eles disseram que não era obrigação deles fazer isso, mas sim da assistência social do município. Depois de cinco ligações, perdi a paciência e liguei para a imprensa. Após a divulgação, recebi uma ligação dizendo que o samu tinha sido liberado para atender o morador”, conta Edgar Oliveira.
De acordo com a promotora Euza Missano, o canal entre Samu e Guarda vai facilitar o atendimento aos moradores de rua. “O MP recebeu denúncia da Comissão dos Direitos Humanos de que pacientes moradores de rua, muitas vezes eram acometidos com problemas de saúde e não tinha como ser removido para atendimento. Hoje nos reunimos, ficou fixado que o Samu permanecerá mantendo assistência a esses pacientes, basta que seja provocado e será feito um canal entre a Guarda Municipal e a Central de regulação do Samu para atender esses pacientes”.
Samu
Presente na audiência, o representante do Samu, Abrahan Freitas, esclareceu que o caso foi noticiado da pior forma possível, sendo que após a audiência, com esse novo canal direto, via radiofrequência, vai reduzir o número de trotes e agilizar o trabalho dos profissionais do Samu quando da assistência à população.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B