Huse deve ter mais 400 profissionais atuando, diz Coren

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Uma grande lacuna na enfermagem foi detectada após o levantamento feito pelo Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), no Hospital de Urgência de Sergipe – Huse. Isso porque foi apontada a carência de mais de 400 vagas para profissionais da enfermagem no maior hospital de urgência de Sergipe, o que prejudica a qualidade na assistência para a população.

Todas as alas do hospital foram avaliadas e o Conselho vem cobrando diretamente à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e à Secretaria Estadual de Saúde. Para tanto, aderiu à Ação Civil Pública  impetrada pelo Ministério Público de Sergipe, que através da Promotoria de Direito à Saúde, que ajuizou na Justiça solicitando que o Huse tome algumas providências, de acordo com as informações relatadas pelo Coren/SE.

Entre as solicitações estão a obrigatoriedade de Anotações de Responsabilidade Técnica – ART dos serviços de enfermagem, de acordo com a Resolução Cofen 302/2005, a contratação de enfermeiros em diversos setores, como radioterapia, durante o período de funcionamento, a regularização do serviço no Acolhimento e classificação de risco na área Azul do Pronto Socorro Pediátrico, entre outras demandas urgentes, a fim de garantir a segurança na assistência de enfermagem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na quantificação de vagas concluídas após o Dimensionamento realizado em conformidade com a Resolução Cofen 293/2004, a ausência de profissionais enfermeiros e de nível médio em diversas alas, como o Pronto Socorro pediátrico, Internamento Pediátrico, Centro Cirúrgico, Central de Material de Esterilização (CME), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Internamento Adulto, Ambulatório Oncológico, Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP), Eixo Crítico (Vermelha, Amarela, Azul e Verde), Radioterapia, totalizando mais de 400 vagas que precisam ser preenchidas, de acordo com a quantidade de atendimento por área.

SES

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde encaminhou nota sobre a denúncia do Coren. "A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) esclarece que a defasagem no número de profissionais da área de enfermagem, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, acontece em função do absenteísmo, aposentadoria e pedidos de demissão. Esses pedidos, muitas vezes, decorrente do grande número de profissionais oriundos de outros Estados e que foram aprovados no último concurso público da FHS que teve abrangência nacional. Com o passar do tempo, esse profissionais conseguem espaço no mercado de trabalho dos seus estados de origem, solicitam demissão e retornam", esclarece a nota ressaltando que a diretoria da FHS vem adotando todas as medidas necessárias saneadoras como a aprovação de um quadro de vagas para um novo concurso público, junto ao Conselho Curador da Fundação.

Com informações do Coren e da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais