Rivanda acompanhou os trabalhos, com o filho (Foto: Divulgação assessoria) |
A prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, participou da abertura do Dia Nacional de Mobilização contra a gripe, na Unidade de Saúde do Conjunto Eduardo Gomesneste sábado, 27, acompanhada pelo secretário de Saúde do Município, Júlio Souza. A atividade faz parte da campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no último dia 22 em todo o país e que se estenderá até o dia 9 de maio.
“O nosso desejo é que todos que façam parte dos grupos prioritários procurem as unidades de saúde do nosso município para que a vacina possa fazer efeito esperado antes do período chuvoso” ressaltou Rivanda Batalha.
De acordo com o secretário Júlio Souza, em São Cristóvão, a população-alvo da campanha, considerando os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, é de 15.843 pessoas e a meta é alcançar pelo menos 80% deste público.
O objetivo da campanha é imunizar crianças de seis meses a cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), presos e funcionários do sistema prisional, além de povos indígenas e portadores de doenças crônicas como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicas (estes mediante apresentação de comprovação médica) como destacou o coordenador de Imunização da SMS, Paulo Roberto Lima Ferreira.
A campanha de vacinação contra a gripe este ano traz uma novidade:ampliação da faixa etária infantil. É que no ano passado, o público infantil incluído na campanha tinha idade de seis meses a dois anos.
Segurança
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é ofertada a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, conforme recomendação da OMS. Ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Fonte: Ascom PMSC
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B