Patrícia Freitas "toda mãe que tiver excesso de leite materno pode procurar nosso banco para doar" (Foto: Portal Infonet) |
Dia Mundial de Doação de Leite Humano é marcado por conscientização em Sergipe. Um evento realizado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) discutiu sobre a importância da doação. Na maternidade, mais de 60 bebês receptores contam com apenas sete doadoras. A data é celebrada no Brasil e em 23 outras nações da América Latina.
De acordo com a enfermeira Patrícia Farias, que atua no Banco de Leite Humano Marly Sarney, a ação visa divulgar e ampliar a captação de doadoras em Sergipe. “Hoje contamos apenas com sete doadoras fixas e é por isso que a gente intensifica essas ações de divulgação. Toda mãe que tiver excesso de leite materno pode procurar nosso banco para doar”, pede a Patrícia.
Ainda segundo a enfermeira, na maternidade há neste momento, 67 bebês receptores, que aguardam pela doação do leite materno. Ela explica também que o processo para que os bebês recebam o leite é rígido e só são disponibilizados após o processo de pasteurização. “As mães podem ficar tranquilas. Se elas querem doar pode nos procurar e se o leite estiver em condições de ser doado, nós iremos até suas casas para recolher”, explica Patrícia.
Para a enfermeira é preciso um trabalho de orientação com as mães. Ela explica também, que o banco de leite materno alimenta as crianças prematuras ou portadoras de alguma doença infecciosas, já que a maternidade acolhe crianças com alto risco. “Esse trabalho de conscientização deve começar desde o pré-natal, através dos profissionais”, explica. Para quem quiser doar, o Banco de Leite Humano Marly Sarney, fica na Rua Recife, s/n, bairro José Conrado de Araújo.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B