(Foto: Ilustrativa/Portal Infonet) |
Cerca de 300 usuários estão sendo beneficiados pelos Serviços de Cuidados Farmacêuticos realizados nas três Farmácias Populares gerenciadas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa). A iniciativa é pioneira no Estado e visa a redução dos agravos de saúde causados pelo uso inadequado de medicamentos.
Com o processo de implantação desses serviços, que iniciou em 2012, as unidades de Estância, Propriá e Nossa Senhora da Glória passaram a garantir à população o acesso aos serviços de revisão da farmacoterapia (que avalia e orienta o usuário com o objetivo de promover o uso racional dos medicamentos), a atenção farmacêutica (que identifica os possíveis problemas relacionados aos medicamentos) e a aferição de parâmetros clínicos (com a aferição da pressão arterial, glicemia, índice de massa corpórea (IMC), circunferência abdominal, peso e altura).
“O nosso objetivo é atuar na prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia, que podem apontar resultados clínicos negativos, levando à não eficácia do tratamento e até mesmo ao surgimento de efeitos colaterais”, disse a coordenadora Estadual das Farmácias Populares, Cristiane Trindade.
Ela ainda destaca que a maioria dos usuários captados para o serviço tem dificuldade de adesão ao tratamento porque não compreende a doença que possui e a importância de seguir o tratamento prescrito. “Além disso, muitos têm dificuldade de controlar os parâmetros clínicos porque tomam mais de um medicamento e, sozinhos, não conseguem administrá-los”, justifica.
Para ter acesso aos serviços, os usuários que chegam à unidade devem procurar imediatamente pelo farmacêutico. Quando é detectada a necessidade de uma atenção mais específica, esse usuário passa a ser acompanhado através de consultas na própria farmácia.
O processo para a implantação desse serviço permitiu o melhor preparo da equipe e destacou Sergipe no cenário nacional. Ao longo desse período foi possível aprofundar a capacitação, dos farmacêuticos e de toda a equipe, que servirá como alicerce para a construção de um modelo diferenciado e replicável de cuidados farmacêuticos em farmácias comunitárias. Como fator positivo ao desenvolvimento desse trabalho, as unidades gerenciadas pelo Governo do Estado foram reconhecidas nacionalmente por essa implantação no I Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária, realizado em Goiânia, em 2013.
No mesmo ano, a Coordenação Estadual do serviço recepcionou os gestores da Coordenação Nacional do Programa Farmácia Popular no Ministério da Saúde, que veio a Sergipe com a finalidade de conhecer o serviço para avaliar a possibilidade de replicar o modelo nas demais unidades do país.
Fonte: Ascom
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B