Gabryella Garibalde: regulamentação da carga horária (Foto: Arquivo Portal (Infonet) |
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) encerra as atividades dedicadas à Semana da Enfermagem entregando ao governador Jackson Barreto (PMDB) um abaixo-assinado defendendo a regulamentação da carga horária para os profissionais da área de enfermagem no serviço público. A categoria defende a implantação da carga horária de 30 horas semanais.
De acordo com informações da presidente do Coren, Gabryella Garibalde Santana Resende, por falta de regulamentação, os profissionais de enfermagem possuem carga horária diferenciada, entre 30 horas e 44 horas semanais, de acordo com a opção dos empregadores. “E eles sempre optam pela carga horária maior”, comenta. “Como não há regulamentação, a enfermagem acaba caindo na CLT [Consolidação das Leis Trabalhistas], que prevê até 44 horas semanais”.
Desabastecimento
Visita do secretário ao Coren: luz no fundo do túnel (Foto: Ascom/Coren) |
O Coren, segundo a presidente, pretende continuar exercendo a fiscalização nas unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de Aracaju e há um clima de otimismo. Na semana passada, a diretoria do Conselho recebeu a visita do secretário municipal de saúde, Alvimar Rodrigues. A visita foi produtiva na ótica da presidente do Coren. “Ele se mostrou sensível à situação, confirmou o desabastecimento e está procurando as formas para resolver este problema”, enalteceu a presidente.
Segundo a presidente, ainda esta semana, o secretário assinará um termo de ajustamento de conduta se comprometendo com o Coren a abastecer as unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de Aracaju com insumos e medicamentos de forma a proporcionar condições de trabalho aos profissionais de saúde. “Será um termo assinado diretamente com o Conselho, sem interferência do Ministério Público, para evitar a judicialização”, explica a presidente.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B