(Foto: Ascom) |
A gestão do Hospital Regional Lagarto, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), recebeu na quarta-feira, 28, a visita técnica da Apoiadora Institucional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Ministério da Saúde, Bárbara Zwetsch. Recebida pelo superintendente do hospital, Oldegar Alves Júnior, a técnica do MS foi observar in loco o funcionamento e a aplicabilidade do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), dispositivo da Política de Humanização do Ministério.
“Ela conheceu as instalações da unidade e centrou as atenções na Classificação de Risco, um dispositivo que já adotamos desde a abertura da unidade, com base no Sistema Manchester, adaptado à realidade local e às peculiaridades regionais”, explicou Oldegar Alves Júnior. A técnica estava acompanhada do Apoiador Institucional da FHS para Lagarto e Tobias Barreto, Daniel Rodrigues Castro, e de Neuzice Oliveira Lima, da coordenação estadual de Atenção Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Classificação de Risco
O Acolhimento com Classificação de Risco estabelece quatro níveis de atendimento, simbolizados pelas cores Vermelha (Emergência), Amarela, Verde e Azul. Essa metodologia prioriza o atendimento ao cidadão de acordo com a gravidade do paciente. Neste caso, aqueles classificados nos níveis Vermelho (com risco iminente de morte) e Amarelo (também de alto risco) têm prioridade no atendimento.
É a partir desse protocolo que estão definidas as linhas gerais do atendimento aos pacientes que chegam à unidade. O protocolo identifica a gravidade através da análise dos sinais vitais associados a um conjunto de sintomas, durante o atendimento da enfermagem na Classificação de Risco.
Fonte: Assessor de Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B