Euza Missano "O intuito é fazer com que os preços justos de mercado sejam aplicados" (Foto: Arquivo Infonet) |
As Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), têm, cada vez mais, comprometido os custos da assistência à saúde. A situação foi discutida na manhã desta quarta-feira, 11, no Ministério Público Estadual (MPE), que pretende ajuizar uma Ação Civil Pública (ACP) abriu o inquérito em 2010 para apurar as contas hospitalares.
De acordo com a promotora de justiça, Euza Missano, existem denúncias de discrepância de valores que são praticados e que são efetivamente pagos pelos consumidores. Ainda segundo a promotora, o objetivo é que é que as operadoras e os hospitais cheguem a um consenso. “O intuito é fazer com que os preços justos de mercado sejam aplicados e sem as taxas de comercialização, pois aumentam os preços das OPME´s e como consequência o aumento da conta hospitalar”, explica Missano.
Ainda segundo a promotora, o inquérito está em tramitação no MPE desde 2010 e envolve uma situação muito complexa com os fornecedores e hospitais. “Vamos ver se os envolvidos conseguem definir uma política de cobrança para que o consumidor não seja penalizado. Até o momento não conseguiram chegar a uma composição e agora o MP vai pegar depoimentos das partes, para judicializar a matéria se não conseguirem chegar a uma composição”, alerta Euza Missano.
Operadoras
A Unimed informou durante a audiência que irá renovar as tratativas de negociações e que a situação causa impacto na situação financeira pelos preços cobrados nos materiais. Já a Unidas informou que não houve avanços nas tratativas e disse que os valores cobrados em margem pelos hospitais são diferenciados.
Hospitais
Os representantes do Hospital São Lucas informaram também durante a audiência, que permanecem os impasses sobre o realinhamento de preços da tabela, mas que estão dispostos a seguir com as discussões e chegar a um acordo. Os hospitais Primavera e Renascença disseram concordar com as informações prestadas pelo Hospital São Lucas
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B