![]() |
A unidade participou da Fifa Fan Fest de Salvador (Foto: arquivo/SES) |
A Unidade Fique Sabendo, que durante um mês esteve em Salvador, já retornou a Sergipe. O veículo do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde foi convidado a participar da Fan Fest, evento organizado pela Fifa nas cidades-sede da Copa do Mundo. No período, realizou 2115 exames contra a Aids, dos quais, 63 deram positivos.
O convite para estar presente em Salvador partiu da presidência da Unaids, programa das Nações Unidas para HIV/Aids. O convite surgiu pelo trabalho inédito na idealização e realização da Unidade Móvel Fique Sabendo, pioneira no país.
“Foi uma experiência muito gratificante. Uma experiência nova, em parceria com outros Estados e com a Unaids. Sinto-me, agora, como a sensação de missão cumprida”, disse o coordenador do Programa DST/Aids/SES, Almir Santana.
Ele informou que todos os casos confirmados de Aids foram encaminhados para o serviço de saúde da Bahia. “O número foi alto, mas todos direcionados’, disse.
O microônibus adaptado ficou estacionado no Farol da Barra, onde aconteceu a Fan Fest, para realizar testes rápidos e gratuitos de detecção da Aids nos dias de jogos. Os técnicos da gerência de DST/Aids de Sergipe atuaram na abertura dos trabalhos, dando suporte à equipe baiana. Participaram, também, de alguns dias de jogos, reforçando as ações de prevenção e sexo seguro.
Além dos testes, foram distribuídos preservativos e folhetos informativos.
Fonte: SES