Cemar do Augusto Franco oferece tratamento de Acupuntura

Prática prevê tratar doenças e promover a saúde (Foto: Divulgação)

A Saúde de Aracaju, através do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco, oferece desde 2004, o serviço de acupuntura, que é reconhecida como uma especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina. Baseada em um conjunto de práticas terapêuticas inspiradas nas tradições médicas orientais, a acupuntura se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal para tratar doenças e promover a saúde. O Cemar realiza em média 288 agulhamentos mensais e 32 consultas, chegando a um total de 320 procedimentos.

De acordo com a médica especialista em acupuntura do Cemar, Maria Luiza de Melo Lima, o serviço possui quatro médicos especialistas na área, sendo que cada um chega a fazer 18 agulhamentos por semana e duas consultas de pessoas que vêm a primeira vez. "São 16 pacientes por médico e as pessoas que vêm para as seções, depois da primeira consulta realizam 10 seções, uma vez por semana. O tratamento é encaminhado principalmente pelos especialistas de neurologia e reumatologia, sendo mais usado para as dores crônicas e as dores que persistem a mais de três meses. Trabalhamos muito com pessoas que reclamam de dores de cabeça, dor na coluna, dor muscular e articular", explica a médica.

A médica ainda diz que os benefícios desse tratamento são amplos, pois possuem menos efeitos colaterais e diminuem o uso de medicações. Em alguns casos a acupuntura não resolve a doença, apenas descongestiona, relaxa o músculo, inibe a dor e o processo inflamatório, melhorando o sono e o humor. "Numa artrose, por exemplo, a acupuntura tira a dor, mas não conserta a articulação. Numa hérnia de disco também alivia as tensões, mas não põe o disco no lugar", ressalta.

Quebrando preconceitos

A acupuntura não é apenas uma alternativa, mas uma medicina integrativa e complementar e já é considerada o segundo tipo de atendimento mais usado para a dor. "Hoje a acupuntura está sendo muito aceita. É um procedimento comprovado como Medicina Integrativa, pois o organismo trabalha tanto o físico, como o mental, emocional e até o espiritual. Para a medicina tradicional chinesa, tratar o ser humano integral, não é só tratar um joelho ou um rim, mas o corpo como um todo. Quando você coloca uma agulha no pé, por exemplo, não quer dizer que vai ter só um efeito, pois vai agir em órgãos diversos e vai equilibrar o corpo e mente", diz Maria Luiza.

Para Maria Elineuza Batista de Jesus, que possui fibromialgia (síndrome comum em pessoas que sentem dores nas articulações e nos músculos), realizar as sessões de acupuntura será importante para o tratamento reumatológico. "A experiência foi melhor do que imaginei, porque quando se fala em agulha geralmente dá medo, e como foi a minha primeira vez achei que seria doloroso, mas não foi. A minha esperança com o tratamento é diminuir as medicações que eu tomo diariamente.

Conheço pessoas que realizaram o tratamento e melhoraram bastante, com certeza vou melhorar também", pontua a paciente.

Qualquer pessoa pode fazer o serviço, é só procurar um clínico geral numa Unidade de Saúde da Família e para quem já faz tratamento com algum especialista se quiser buscar a acupuntura como um tratamento adicional, basta solicitar ao médico o encaminhamento ao Cemar do bairro Augusto Franco. Para mais informações ligue para o número: 
3179-3004.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais