Terceirizados estão paralisados (Foto: Arquivo Infonet) |
A empresa M. DE S. HARB, fornecedora de alimentação preparada no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e na maternidade Nossa Senhora de Lourdes encaminhou uma nota ao Portal Infonet repudiando a afirmativa da Diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde, – que disse que a Fundação estava em dias com a empresa M. DE S. HARB e que iria responsabilizá-la pelo não cumprimento do contrato em questão.
A nota foi encaminhada após uma manifestação realizada pelos funcionários terceirizados que mantiveram a paralisação pelo segundo dia consecutivo. Os trabalhadores denunciam que estão com o salário do mês de julho atrasado, além das horas extras trabalhadas durante os feriados.
Segue nota na íntegra:
“Na verdade a FHS acumula uma dívida com a empresa na ordem de R$ 4,7 milhões, gerando problema no equilíbrio econômico-financeiro do contrato, e em consequência disto, atraso no pagamento de salários e de fornecedores. Por diversas vezes a empresa tentou se reunir com a Diretoria da FHS no sentido de resolver os problemas e evitar, inclusive, que houvesse paralisação dos colaboradores, pois já havia indicação que a greve ocorreria por parte do Sindicato.
A Diretoria da M. DE S. HARB afirma que a FHS, estava efetuando pagamentos parciais e insuficientes, pois nunca cobriam o valor dos serviços cobrados nas notas fiscais, além do atraso dos mesmos. Aproveita o ensejo também para comprovar que alertou por meio de carta à FHS sobre a possibilidade de greve, além de ter tentado viabilizar o pleito dos colaboradores em reunião com o Sindicato na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), pois ao receber um ofício do sindicato solicitando uma mediação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), diante da ausência da resposta da FHS, atrasos de pagamento e constante pressão dos trabalhadores, solicitou a rescisão do contrato com o prazo de 21 dias e a FHS aceitou a rescisão, mas com o prazo de 45 dias, tempo que julga necessário para concluir um certame licitatório para a contratação de uma nova empresa. Com a rescisão em mãos, a M. DE S. HARB compareceu na SRTE e novamente cedeu alguns pleitos dos trabalhadores, mesmo não tendo respaldo orçamentário e financeiro para tal, pois além do atraso no pagamento das faturas não havia orçamento para “novas despesas”, segundo a Diretoria da FHS.
Diante do resultado da mediação, tentou novamente marcar com a FHS novas reuniões para atender os pleitos dos trabalhadores e não obteve respostas. No dia da 2a. Mediação, o Diretor da M. DE S. HARB, foi pessoalmente à FHS e mesmo encontrando o seu Diretor Geral no elevador, foi direcionado para conversar com o Diretor Administrativo-Financeiro, que novamente não lhe deu nenhuma resposta. Não havendo proposta respaldada pela FHS para negociar com o Sindicato, foi de “mãos vazias” para a mediação e os trabalhadores ficaram extremamente chateados e naquele momento já sinalizaram com a greve.
A Diretoria da M. DE S. HARB encaminhou para a FHS uma carta com a ata de audiência na SRTE onde expôs que com o passivo da FHS de R$ 4,7 milhões de reais, estaria impossibilitada de manter o fornecimento dos Hospitais e de quitar os salários dos colaboradores. Então, sem ocorrer o pagamento por parte da FHS e sem resposta, a empresa encaminhou uma nova carta à Diretoria da FHS.
Diante de todos estes fatos relatados e comprovados, pode-se facilmente inferir que a falta de pagamento e de comprometimento da FHS, gerou o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato, o atraso no pagamento de salários e o não atendimento dos pleitos dos funcionários de forma imediata, em virtude da falta de respaldo financeiro, o que culminou com a greve que ora se apresenta.
A empresa está em contato com o Sindicato e está aberta a tomar todas as medidas cabíveis no sentido de resolver o problema, mas precisa da colaboração da FHS que é co-responsável pelos funcionários e por tudo que está acontecendo”.
Fonte: Empresa M. DE S. HARB
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B