![]() |
(Foto: Ilustrativa/Arquivo Infonet) |
A Campanha Nacional contra as Geohelmintíases (verminoses) e a Hanseníase em Sergipe, que é executada pelos municípios, foi prorrogada até o dia 26 de setembro. Segundo o Núcleo de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o momento, 924 escolas participaram da Campanha e 141.395 estudantes já foram beneficiados. A meta é que 273.820 alunos sejam atendidos.
O objetivo da ação realizada com estudantes de 5 a 14 anos das escolas da rede pública Municipal e Estadual é a redução da carga parasitária dos Geohelmintos e a identificação de possíveis casos de Hanseníase através do preenchimento da ficha de autoimagem. Nas escolas, e com autorização dos pais, os estudantes recebem de médicos ou enfermeiros da Atenção Básica a dose única do comprimido antiparasitário Albendazol.
“Quando não são tratadas, as verminoses acarretam prejuízos para o desenvolvimento dos estudantes podendo levar à anemia, deficiência no crescimento e na aprendizagem”, explicou Mércia Feitosa, coordenadora do Núcleo de Doenças Transmissíveis da SES.
Para o tratamento contra a Hanseníase, os pais ou responsáveis recebem uma ficha contendo o desenho do corpo humano para que eles marquem os locais onde foram encontradas manchas na pele dos estudantes.
“Quando encontradas as manchas na pele, a criança é encaminhada imediatamente para tratamento gratuito na própria Unidade Básica de Saúde do local onde mora. O tratamento inclui o fornecimento dos medicamentos. Muitas vezes a mancha não é Hanseníase e aproveita-se a oportunidade para tratar as possíveis doenças de pele”, disse a técnica da SES.
Ainda de acordo com Mércia Feitosa, a Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que causa lesões na pele e nos nervos com alto potencial incapacitante e pode causar deformidades. “Chamamos a atenção para que os pais e os responsáveis contribuam com a Campanha autorizando a administração do medicamento Albendazol e preencham a ficha de autoimagem. A Secretaria de Estado da Saúde está à disposição dos municípios para qualquer dificuldade que tenham na execução da Campanha”, destacou.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B