Pacientes reclamam de demora no atendimento em Hospital

A Polícia Militar também foi acionada para a unidade (Fotos: Portal Infonet)

Pacientes e seus acompanhantes que estiveram na manhã desta terça-feira, 16, no Hospital Gabriel Soares ficaram irritados com a demora no atendimento. Muitos deles chegaram à unidade de saúde por volta das 6h da manhã, mas ficaram indignados com o total "descaso" na prestação do serviço.

Segundo pacientes que entravam e saiam da unidade, diversas pessoas entre elas crianças, adultos e gestantes aguardavam atendimento sem êxito nas primeiras horas da manhã.

Bastante indignada, Silvaneide Moura foi até a unidade encaminhar a filha Roberta Moura que está com nove meses de gestação e com uma cesariana pré-agendada. “Estamos com ela desde às 6h da manhã e até às 8h30 não tinham feito a ficha dela. A cesariana estava marcada para às 7h. O médico deu total assistência, mas disse que precisava só de uma autorização para fazer o procedimento. Isso aqui é um total descaso e não é de graça, estamos pagando pelo atendimento”, se revolta.

Elenilde Souza Santos também não escondia a sua indignação com a demora do atendimento. Ela esteve no hospital para acompanhar o irmão que necessita de atendimento psiquiátrico. “Meu irmão chegou aqui do interior ontem à tarde e precisa de um atendimento psiquiátrico para ser encaminhado a uma clínica psiquiátrica que aqui é a São Marcelo”, conta.

Silvânia Moura diz que a filha estava com uma cesariana marcada, mas houve demora no atendimento

Por conta do tumulto, policiais da 1ª Companhia do 8º Batalhão foram acionados na tentativa de manter a ordem no local, segundo o comandante da companhia, Capitão Geovani, a pedido da direção da unidade.

Fiscalização

Por conta dos transtornos, o representante da Ordem Nacional da Defesa dos Direitos Humanos, o delegado-defensor Alessandro Rodrigues Alves esteve no local para ouvir a reclamação dos pacientes e tentar buscar explicações com a direção do hospital.

“O motivo da gente vir aqui foi que desde 6h horas tinha paciente para internamento para cirurgias e o procedimento era para 7h da manhã, mas já tinha dado 8h e nada de atendimento, além de crianças que já estava aguardando atendimento e desde ontem em jejum. A cirurgiã já se encontrava no local, mas o Hapvida informou que não tinha o controle de fluxo dos convênios e aí congestionou na recepção, mas agora todos já foram internados”, informa.

Alessandro Rodrigues diz que vai realizar fiscalizações na unidade 

Alexandro Rodrigues afirma ainda que a Ordem Nacional vai tomar as providências necessárias para amenizar o sofrimento dos pacientes. “A Ordem Nacional dos Direitos Humanos vai começar a fazer uma investigação mais precisa sobre o Hospital Gabriel Soares e a gente vai tomar as providências cabíveis. A gente vai fiscalizar mais intensamente, diariamente se possível, ver os atendimentos como ocorre pela manhã, tarde e a noite e nos plantões de sábado e domingo que estão ocorrendo muito isso, para gente ver o que pode fazer para melhorar a situação”, afirma.

Hospital Gabriel Soares

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hapvida que informou que os dois casos urgentes desta manhã já foram encaminhados. A cesariana já deu a luz, sendo que ela e o bebê passam bem. Já o paciente psiquiátrico também recebeu atendimento médico e aguarda apenas questões burocráticas para a transferência para a Clínica São Marcelo.

Já por volta das 12h50 a assessoria da Hapvida encaminhou uma nota ao Portal. Segue a nota na íntegra: "A operadora informa, sobre os casos em questão na referida matéria,  que a paciente recebeu todo o cuidado dos especialistas e que, em tempo algum, ficou sem atendimento médico. Todos os casos citados já foram solucionados pela nossa equipe, que reforça o compromisso com o conforto e bem-estar dos seus usuários e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos".

Em contato com a promotora de justiça dos Direitos do Consumidor do Ministério Público Estadual (MPE), Euza Missano, a mesma informou que com base na matéria irá instaurar um procedimento preparatório de inquérito civil para apurar as reclamações relacionadas ao atendimento no serviço de urgência e emergência do hospital.

*A matéria foi alterada às 11h34 para acréscimo de informações da promotora Euza Missano

Por Aisla Vasconcelos

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