Saúde Bucal: recursos atrelados à qualidade do serviço

(Foto: Ascom SES)

O Ministério da Saúde está avaliando todos os serviços de Saúde Bucal e as equipes dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), já que novos recursos estão atrelados ao desempenho do serviço, ou seja, quem faz mais e melhor recebe mais. Para esclarecer essa avaliação e estimular a melhoria de desempenho das equipes e unidades, o coordenador geral de Saúde Bucal do MS, Gilberto Pucca, esteve em Sergipe.

"Periodicamente, todas as equipes e gestões municipais serão objeto de acompanhamento do Ministério e de avaliação externa feita por especialistas de universidades. Também será pesquisada a satisfação do usuário. Dessa forma, teremos subsídios para qualificar o cuidado e aperfeiçoar a saúde bucal dos brasileiros", explicou.

Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Pucca proferiu palestra no auditório da Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) sobre o tema "Ampliação e Qualificação do Brasil Sorridente". O evento reuniu os coordenadores de Saúde Bucal dos municípios sergipanos e cirurgiões-dentistas das UBS e CEOs.

O coordenador geral do MS explicou que o Programa de Melhoria da Qualidade de Atenção Básica e o Programa de Melhoria da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-AB e PMAQ-CEO) são programas que têm como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade dos serviços.

Desempenho

"A equipe de Saúde Bucal que for considerada acima da média terá 100% a mais de recursos que já são repassados pelo Ministério da Saúde. É bom destacar que não é uma avaliação do Estado, mas de cada CEO ou equipe. É um aumento bastante significativo, principalmente no custeio, que passa a ser atrelado a uma avaliação de desempenho", detalhou o coordenador.
De acordo com Gilberto Pucca, Sergipe tem se destacado na realização de eventos que visam qualificar suas equipes de Saúde Bucal. "Parabenizo Sergipe pelo avanço de disseminação de conhecimento e de informação, o que tem sido fundamental para o avanço dos resultados", disse o coordenador.

Alcance atual

Hoje, cerca de 1.600.000 sergipanos têm acesso a tratamento dentário pelo SUS. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Guadalupe Ferreira, "são 405 equipes de Saúde Bucal implantadas em todo o Estado, gerando uma cobertura de 65% da população sergipana.

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), os cirurgiões-dentistas estão nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que, entre 2010 e o primeiro semestre de 2014, realizaram 83.789 procedimentos".

Os CEOs oferecem serviços especializados como tratamento endodôntico (canal), cirurgia oral menor, periodontia (tratamento de gengiva), diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico de câncer bucal e podem oferecer ainda a colocação de implantes e o tratamento ortodôntico, inclusive para pessoas com deficiência. A equipe dos CEOs é composta por um total de 71 profissionais de Saúde Bucal, sendo 41 cirurgiões-dentistas e 30 auxiliares de Saúde Bucal.

Sergipe conta atualmente com 11 CEOs, sendo seis estaduais e cinco municipais. Os estaduais estão em: Boquim, Tobias Barreto, Propriá, São Cristóvão, Laranjeiras e Nossa Senhora da Glória. Um novo CEO está em fase de conclusão e funcionará em Capela. Já os municipais ficam em: Canindé do São Francisco, Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Lagarto e Estância.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais