Conselho Local de Saúde relata falta de diálogo com SMS

Representantes se reuniram na manhã desta quinta-feira, 18

Integrantes dos Conselhos Locais de Saúde da 3ª Região realizaram na manhã desta quinta-feira, 18, uma Oficina de Conselheiros, organizada pelos conselhos locais. Durante o encontro os representantes destacaram a dificuldade em manter o diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por conta da rotatividade de secretários.

De acordo com o representante do conselho local, Dalmare Anderson, os Conselhos são responsáveis por fiscalizar e identificar os problemas envolvendo as unidades de saúde. Entretanto, segundo ele, as demandas são repassadas para a secretaria, mas a cada mudança de Secretário, os conselhos são obrigados a elaborar novos relatórios com as lista de problemas.

“Os representantes dos cinco conselhos atuam como fiscalizadores e auxiliam no cumprimento da política de saúde, observando o que está errado para reclamar na Secretaria. O diálogo, no entanto, tem sido difícil, pois a gente encaminha para o Conselho Municipal de Saúde, mas a cada mudança de secretário, a gente tem reencaminhar às demandas, que são sempre as mesmas”, conta.

Ainda segundo Anderson, os representantes dos conselhos constataram que a falta de medicamento e assistência médica são os maiores problemas encontrados nas unidades. “Na 3ª região temos unidades diferenciadas umas são o espelho da Prefeitura, outras são precárias com problemas diversos. A falta de medicamento é gritante, bem como a falta de assistência em alguns momentos”, relata.

Dalmare Anderson " A gente quer facilitar as problemáticas, levando os nossos problemas à Secretaria Municipal de Saúde"

Oficina

O encontro dos representantes tem como objetivo fortalecer a participação popular dentro da saúde. De acordo com Anderson, a oficina foi organizada para comentar o perfil do conselho regional da saúde e aumentar a articulação como conselho. “A gente quer facilitar as problemáticas, levando os nossos problemas à Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, estamos traçando o perfil do conselheiro e o papel dos conselhos para que possamos nos ajudar. Assim, poderemos planejar as ações e melhorar os problemas envolvendo as questões da saúde”, diz.

SMS

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que as questões de remédios e insumos já foram sanadas. Mas tem medicamentos que dependem do fornecedor, que muitas vezes desistem da licitação. Então esse as solicitações são sendo demandas. Já tem previsão de reforma em algumas unidades de saúde.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais