![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Vítima de um acidente de moto, um paciente, de 25 anos, teve traumatismo craniano que evoluiu para morte encefálica. Após o encerramento do protocolo de constatação da morte encefálica, a família autorizou que os órgãos fossem doados. Foram retirados os dois rins, coração, fígado e as córneas. As córneas beneficiaram pacientes sergipanos e os demais órgãos foram disponibilizados para a Central Nacional de Transplantes e enviados para quatro Estados brasileiros: Pernambuco (Coração), Rio de Janeiro (Fígado), São Paulo (Rim direito) e Rio Grande do Sul (Rim esquerdo).
“Essa foi a primeira doação que ocorreu após as atividades de sensibilização da sociedade na Semana do Doador, realizadas em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, 27 de setembro. A doação dos órgãos do paciente pela família foi uma atitude de solidariedade e muito importante para salvar outras vidas, uma vez que em Sergipe a negativa pela doação chega a 85%”, disse Benito Fernandez, coordenador da Central de Transplantes de Sergipe.
“Com essa doação, chegamos a 24 órgãos captados esse ano no Estado, dentre eles 12 rins, seis fígados, três corações e um pâncreas. Em 2013 tivemos apenas nove doações, sendo seis rins e três fígados”, contabilizou o coordenador.
Transplantes em Sergipe
Sergipe realiza apenas os transplantes de córnea. Somente esse ano foram realizados 87 transplantes, contribuindo para a redução da fila de 400 pacientes para 79. Os demais órgãos que são enviados para outros Estados podem beneficiar pacientes sergipanos, considerando que eles também integram a lista Nacional.
Apesar de só realizar transplantes de córnea, o Estado garante a assistência para todos os demais procedimentos de transplantes através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que articula e viabiliza o tratamento em outro local no país que tenha o serviço. No ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) investiu mais de R$ 8 milhões para que pacientes fossem fazer o tratamento, incluindo o transplante, fora do Estado. Até agosto de 2014 o investimento ultrapassou R$ 6 milhões, incluindo os 459 usuários que saíram de Sergipe para fazer procedimentos relacionados a transplantes.
Outros dois serviços para transplantes estão sendo viabilizados no Estado: o laboratório de Histocompatibilidade, na Fundação de Saúde Parreiras Hortas (FSPH) e os transplantes de fígado e medula óssea no Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas, que está em fase final de terraplanagem do terreno para início da construção do prédio da unidade. O exame de Histocompatibilidade é realizado para verificar a compatibilidade genética entre doador e receptor e os profissionais estão sendo capacitados na Faculdade de Marília, em São Paulo.
Paralelo a isso ainda há a assinatura da portaria que designa a equipe de cirurgiões para captação de órgãos e a capacitação contínua de profissionais de Saúde que atuam nas Comissões Intra-Hospitalares para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de hospitais públicos e privados.
Semana do Doador
Durante a Semana do Doador, que teve início no dia 22, foram realizadas diversas atividades para sensibilizar a sociedade da importância da doação de órgãos, incluindo uma missa em memória dos doadores e a inauguração do “Cantinho do Doador”, no Parque da Sementeira, onde foram plantadas árvores que representaram cada uma, um doador de órgãos e tecidos.
Luiz Fernandes é irmão de um dos doadores homenageados no “Cantinho do Doador”. “Quando o Eduardo partiu prematuramente, foi muito difícil. Assim que a Central de Transplantes nos procurou, fomos tocados por Deus. Resolvemos então fazer a nossa parte. Hoje, essa árvore representa um pouquinho de vida e um pedaço dele. Estamos felizes porque ela o simboliza", afirma.
Rita Prado é mãe de outro doador, Bruno. Ela foi prestigiar o evento que simboliza a continuidade da vida dos doadores. "Bruno tinha 16 anos quando partiu e não tive dúvidas que ele seria um doador de todos os órgãos. O coração dele está batendo em outra pessoa e ele está vivo. Estou feliz em estar aqui", conta.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B